AGENDA CULTURAL

11.6.20

A queda dos falsos heróis

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP
Estamos vivendo um momento ímpar. Já assisti pela TV à queda de estátua de Saddam Hussein, de Lênin nas últimas décadas, mas agora durante a fúria negra não há estátua que fique de pé.
A polícia matou George Floyde nos Estados Unidos, brancos e negros derrubaram estátua de traficante negreiro em Londres, que foi homenageado com uma estátua numa praça pública.
Borba Gato, em Santo Amaro, bairro da cidade de São Paulo, está balançando. Até várias estátuas Cristóvão Colombo foi destruída nos EUA, só porque o personagem histórico descobriu a América.
Em Araçatuba, há uma estátua sem cabeça, mas ela não foi objeto de vandalismo. Trata-se da reprodução da estátua de Vitória de Samotrácia, feita pelo escultor araçatubense Luciano Rossi. Ela está instalada na pracinha da biblioteca municipal Rubens do Amaral. A original fica no Museu do Louvre em Paris e está também sem cabeça. LEIA MAIS CLICANDO AQUI.
Você, caro leitor, que perde o amigo, mas não perde a piada, há gente perdendo um bom emprego e empresas tomando prejuízos com gracinhas preconceituosas.
Leia: "Etiqueta esportiva Reebok e várias academias cortaram relações comerciais com a CrossFit por causa de uma piada controversa publicada pelo fundador e CEO da empresa de treinamentos funcionais. No último sábado (06/06), Greg Glassman fez um trocadilho no Twitter ironizando o assassinato de George Floyd e a Covid-19, escrevendo "Floyd-19". Não demorou para parceiras comerciais repudiarem a atitude. Depois que o vazamento de um áudio agravou ainda mais a situação, o empresário renunciou ao cargo na companhia na noite de terça-feira (09/06/2020) - Metrópoles
Os robôs, por mais perfeitos, nunca serão humanos, pois o Facebook não me deixou compartilhar uma notícia sobre a multidão arrancando um estátua em Amsterdã, porque a estátua estava sendo segura por um guindaste. Veja a foto proibida, clicando aqui
Era uma estátua de Cristóvão Colombo
Sabe o que o Facebook escreveu, justificando o não compartilhamento: trata-se de imagem de violência com a pessoa humana. Confundiu estátua com gente.
Você, caro leitor, que tem muito a perder, não deixe o povão enfurecer-se, porque povo ensandecido é uma tempestade devastadora.

Crônica escrita na noite de 11/06/2020 e postada no mesmo. Jamil Chade escreve a dele e posta na Folha de São Paulo no dia 12/06/2010. Abordamos o tema quase simultaneamente. CLIQUE AQUI PARA LÊ-LA

Nenhum comentário: