AGENDA CULTURAL

16.9.20

O desafio ecológico - Gervásio Antônio Consolaro

 

Pantanal incendiado (2020)
                                                     

    Com tantos desastres ecológicos na atualidade, vim fazer um alerta de interesse de todos, inspirado em pesquisas e no livro do escritor e professor Yuval Noah Harari.

   Além da guerra nuclear, nas próximas décadas o gênero humano vai enfrentar uma nova ameaça existencial que os radares políticos mal registravam em 1964: o colapso ecológico. Os humanos estão desestabilizando a biosfera global em múltiplas frentes. Estamos extraindo cada vez mais recursos do meio ambiente, e despejando em quantidades enormes de lixo e veneno, mudando a composição do solo, da água e da atmosfera.

   A agricultura industrial moderna baseia-se em fertilizar artificialmente os campos com muito fosfato, que escorrem das fazendas e vai envenenar rios, lagos e oceanos, com impacto devastador na vida marinha. Um agricultor que cultiva milho em Iowa pode estar inadvertidamente matando peixes no golfo do México.

   Como resultado dessas atividades, hábitats são degradados, animais e plantas são extintos e ecossistemas inteiros, como a Grande Barreira de Corais australiana e a Floresta Amazônica, podem sem destruídos. Se continuarmos no curso atual, isso não apenas causará aniquilação de um grande percentual de todas as formas de vida como poderia solapar os fundamentos da civilização humana.

   Existe um consenso científico de que atividades humanas, particularmente a emissão de gases de efeito estufa como o dióxido de carbono, estão fazendo o clima da terra mudar num ritmo assustador. Aumento de temperatura, geleiras polares derretendo, mar subindo e cidades sendo alagadas.

   Por último, mas não menos importante, a pressão sobre o meio ambiente vai piorar à medida que a prosperidade crescente de países como China e Brasil permitir que centenas de milhões  passem a comer carne regularmente, além  que não dá para convencer americanos e alemães – a parar de comer bifes, hambúrgueres e salsichas.  


Gervásio Antônio Consolaro, ex- delegado regional tributário do estado/SP, agente fiscal de rendas aposentado. Assessor executivo da Prefeitura de Araçatuba, administrador de empresas, contador, bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Tributário. Curso de Gestão Pública Avançad

Nenhum comentário: