A escola deve ser a maternidade da cultura! |
Educação é o processo ou sistema para passar informações às
pessoas que desenvolvem a sua personalidade com as suas qualidades físicas,
mentais, morais, éticas e estéticas. Muitos diplomados fracassam, pois,
educação sozinha não consegue dar plena competência de interpretação e
abstração da informação. Conhecer é pensar e tem relação direta com o saber das
razões, finalidades e causas das coisas. Não é simplesmente ver e escutar.
Pensar é prerrogativa exclusiva do homem. Com o pensar, vai despontando a reflexão, crítica e a objetividade. Pensar traz a verdade para dentro da gente e nascerá o espírito crítico e a reflexivo. Sempre devemos perguntar o porquê!
A palavra “dogmas” se usa para identificar verdades absolutas que as pessoas acreditam sem questionar! Todas religiões usam dogmas, o que requer fé, acreditar sem questionar. Na política, não se deve ter dogmas, pois as pessoas que irão administrar, precisam ser questionadas. Os dogmas também são ferramentas de gurus, mitos e ídolos que são seres normais como os padres, joãos, tadashis, pastores, etc.! Jesus disse para não nos deixarmos enganar pelos falsos profetas usuários de dogmas até para ganhar dinheiro!
São Tomás de Aquino ensinou que devemos temer os homens e ideias de um livro só! Quase a dizer não tenham gurus e nem aceitem verdades absolutas! Que me desculpe São Tomás, mas ultimamente ando respeitando os homens de um livro só, pois cada vez mais vejo em destaque, homens que nem sequer leu um livro! São pessoas que em casa nem tem livro e no celular ou computador, as pastas de e-books estão vazias!
CULTURA
Ser bem informado não é ser culto, informação não é cultura! A abstração (tipo o cara tá viajando!) e a reflexão (tipo o cara questiona tudo!) não vêm da informação. Cultura é tudo aquilo que apenas o humano consegue fazer e o pensar é o diferencial. Cultura requer interpretação, comparação, ampliação e aplicação por extrapolação. E desta forma, a informação vira conhecimento e faz a educação se transformar em cultura. Assim se mistura artes, leis, moral, costumes, hábitos, aptidões e as crenças.
Para deixar o corpo bonito e funcional, procura-se academias para deixar os músculos e ossos preparados. Se quisermos turbinar o cérebro, devemos otimizar suas portas de entrada de informação. Desta forma, se fica com mais inteligência, memória, criatividade, bons sentimentos e a mente saudável. Não há nada no cérebro que não tenha passado antes pelos órgãos dos sentidos: tato, visão, audição, olfato e paladar. Tudo passa por eles e a propriedade que nos dão se chama sensibilidade! Primeiro a informação vira sentimento, depois vem a razão!
Na escola, alguns tem que estudar muito e ainda assim, irão mais ou menos! Outros apenas assistem às aulas, leem rapidamente uma vez e ficam com notas altas. Se comparar, verás que aquele com mais dificuldades não lê, não curte teatro, cinema e fotografias, não frequenta museus e exposições, não aprecia músicas, não pratica esportes e nem curte reuniões culturais, não pinta e nem esculpe! Na estatística do papo desta pessoa, é quase só vida alheia, doenças e morte!
A CHAVE
O estudioso Malcolm Gladwell ressalta que “a chave para as boas tomadas de decisões não é o conhecimento, e sim a compreensão advinda da reflexão”. E conclui que, infelizmente, estamos repletos de conhecimentos, mas a compreensão está em falta! A compreensão resulta da cultura! Povo culto tende a ser questionador, participativo, analítico e crítico, não acredita sem fundamento, não tem opinião tipo “eu acho” pois se embasou em informação múltipla e refletida, transformada em conhecimento!
O que muda um país, não é a educação, mas sim a cultura. Na escola plena, deve se praticar a abstração e a reflexão, ou seja, deve ensinar a transformar informação em conhecimento. Na educação, a escola deve e deveria ser a maternidade da cultura!Alberto Consolaro – professor titular da USP - FOB Bauru-SP - consolaro@uol.com.br
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