AGENDA CULTURAL

28.11.20

Peça sem palco - a sobrevivência das companhias de teatro de Araçatuba

Capa do TCC

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura 2009-16. 

Indicado pelo Fernando Verga, professor do curso de jornalismo da UniToledo de Araçatuba, um jovem me procurou pelo Whatsapp para que eu colaborasse na composição de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) cedendo uma entrevista. Marcada, ela foi concedida por videoconferência. Bryan Belati, um jovem de 20 anos, estava terminando a graduação. 

Aspecto da videoconferência do TCC

E pelo mesmo sistema, assisti à apresentação de seu TCC na sexta-feira, 27/11/2020, às 23h, se estendendo até 24h. E depois alguns babacas dizem que a juventude está perdida.

O trabalho de 84 páginas com o título "Peça sem palco - a sobrevivência das companhias de teatro de Araçatuba" tinha como banca seus professores Fernando Verga, Ana Paula Saab e Fabrícia Lopes. Essas três figuras até outro dia eram estagiários pelos jornais e outros meios de comunicação, agora são todos mestres e doutores. 

Bryan Belati

O TCC é um livro-reportagem sobre a sobrevivência das companhias de teatro de Araçatuba. O recorte começa em 1970, com a efervescência da cultura com o Intec (Instituto Noroestino de Tecnologia, Educação e Cultura) e passa por diversos acontecimentos importantes: a abertura do Teatro São João, o desenvolvimento dos grupos, inauguração do Teatro Paulo Alcides Jorge, nascimento do Festara, criação do Sistema Municipal de Cultura, entre outros. A história termina em 2020, com o cenário pandêmico.

Trata-se do trabalho de um menino, mas a Associata e a Secretaria Municipal de Cultura (sua biblioteca pública) deve ter uma cópia desse trabalho em seu acervo. Araçatuba já tem uma referência bibliográfica de seu teatro. Um ótimo presente para o aniversário de 112 anos da cidade.

Cópia do TCC em forma de livro:

https://issuu.com/bryanbelati/docs/livro-reportagem_-_a_pe_a_sem_palco_-_vers_o_final

Nenhum comentário: