AGENDA CULTURAL

14.2.21

Dicas para vacinados - Alberto Consolaro

Nem adianta chegar primeiro no avião, ele só vai sair quando o último passageiro entrar: imunização é assim!

 Vacinado é aquele que tomou as duas doses da vacina e esperou os 21 dias para que os anticorpos e as células imunológicas estejam prontos para dizimar os coronavírus que entrem no interior do corpo. Assim, os vírus não entram nas células e antes disto, serão inativados. Quem tomou apenas uma dose ou não completou os 21 dias depois da segunda, não deve se considerar vacinado e ainda pode ter a doença!

Vacinação é igual fila para entrar no avião! O avião só voa depois que o último passageiro estiver alojado e seguro. Enquanto o último passageiro não estiver vacinado, o avião ou a imunidade não levanta voo. Vacinação é um fenômeno coletivo e não individual. Ícaro tentou voar sozinho e se deu muito mal! Aprendamos.

EIS AS DICAS !

Como as dúvidas são muitas, propusemos 10 dicas para auxiliar a compreensão do momento de vacinação que estamos passando:

1) - Vacinado, ainda posso transmitir o vírus caso ele se aloje em meu corpo, roupas e objetos?

Sim, como se fosse um vetor passivo que não produz o vírus, mas seu corpo pode carregá-lo temporariamente para cá e para lá!

2) - Minha saliva ainda pode ter o vírus, se eu não o produzo mais?

Sim, levado ao colocar a mão na boca, alimentos e objetos contaminados. No vacinado deixa-se de produzir o vírus, mas a saliva o pode ter temporariamente e transmiti-lo!

3) - Estarei imunizado por quanto tempo? 3 meses ou 12 meses?

Na verdade, o tempo de imunidade oferecido pelas vacinas ainda é difícil de dizer.

4) - Em uma aglomeração tipo aula ou curso, eu posso passar o vírus para as pessoas da plateia, funcionários e outras da organização?

Sim! Posso ter o vírus no corpo que peguei no avião, no aeroporto, no ônibus, restaurante e no contato com as pessoas. Posso sim ser um vetor passivo que como vacinado não produzo mais, mas posso carregá-lo. Vacina não esteriliza o corpo.

5) - A plateia e funcionários de um curso ou congresso podem passar outras variantes dos vírus e o conferencista tem risco de desenvolver a doença mesmo que vacinado?

Sim, são muitas pessoas de vários lugares e o risco aumenta muito.

6) - A viagem de avião e o ambiente do aeroporto é segura quanto a biossegurança?

Tem muita gente de vários locais diferentes e com níveis de biossegurança e consciência social distintos. O risco de transmissão é grande e a proteção deve ser redobrada. Só viaje se for muito necessário.

7) - Ainda posso pegar a covid 19 por outras variantes do vírus, mesmo vacinado?

Sim, existem casos que reforçam esta possibilidade. Isto está sendo pesquisado.

8) - Reinfecção existe mesmo?

Sim existe! A imunidade natural oferecida pela doença tem curta duração de 15 a 90 dias e não envolve as variantes descritas.

9) - Quando devo deixar o isolamento social e a convivência voltar ao normal?

Infelizmente apenas depois que o número de casos cair próximo de zero e sem mortos pela doença! Enquanto isto não acontecer, tome muito cuidado.

10) – Já tive a doença e agora estou vacinado, pois esperei 21 dias depois da segunda dose, eu ainda posso ter a doença novamente?

Vai ser muito difícil, mas não impossível por causa das variantes virais e do tempo de imunidade oferecida que não sabemos em cada tipo de vacina!

 REFLEXÃO FINAL

 Na vida nunca esqueça que ainda vale o que diziam na França: na Medicina e no Amor, não existem as palavras sempre e nunca! Viva o amor! 

Alberto Consolaro – Professor Titular da USP -= FOB Bauru-SP - consolaro@uol.com.br


Nenhum comentário: