AGENDA CULTURAL

21.2.21

Qual é o caminho certo? - Gervásio Antônio Consolaro

 Não se perca! Você precisa saber que só existe um caminho!

Você sabia que só existe um caminho? Se você é cristão, você já está pensando. “É claro que só existe um caminho, aprendi na igreja” Eu sei que você aprendeu na igreja, o problema é que você não vive suas próprias experiências. Você vive o que os outros te ensinam.

O caminho não é para a esquerda nem para a direita, sabia disso? Nem pra frente, nem para trás, nem para cima e nem para baixo. O caminho é só um, e só tem ele. O caminho para tudo que você procura está dentro. O único caminho é para dentro.


Muitas vezes focamos nas estradas e achamos que existe alguma coisa em especial na estrada. Mas não tem nada a ver. O caminho que você tem que percorrer é dentro de você. O ÚNICO caminho que existe é para dentro.

Você pode questionar: “Não, Jesus é o caminho”, e eu te digo: É mesmo? E onde ele escolheu morar? Dentro de você”. E existe um problema sério com os seres humanos, eles querem somente aquilo que está fora deles.

Um dia, Deus projetou morar com Adão e falou “Adão, a gente vai morar aqui nesse jardim. Estamos juntos, vamos ficar a vida inteira juntos”, e o Adão olhava para fora do jardim e pensava assim; “Acho que eu quero ficar é lá fora, aqui dentro não”.

Sabe por que Deus colocou a árvore do bem e do mal no jardim e falou para Adão não comer aquilo? Porque aquilo era a única forma de Adão sair de lá de dentro do jardim.

E você sabe o que representa para Deus a árvore do conhecimento do bem e do mal? Você que é religioso, pensa que era para punir Adão, não é? Pare de pensar limitadamente! Deus fez aquilo como a verdadeira prova de amor.

Adão se sentiu amado por Deus, porque amor é liberdade. Ele quis sair para fora do jardim. E passado alguns milênios, Jesus pensou “Eu vou lá recuperar a amizade com esse povo de novo” e quando ele morreu na cruz, ele entrou para morar dentro de você.

O jardim agora está dentro de você. E você aí, procurando todo o tempo do lado de fora aquilo que só encontraria do lado de dentro. Sabe onde está o problema? O problema está em você querer sair do jardim. Comece a focar dentro de você. Esse é o segredo.

Para de procurar fora, sendo que está tudo aí dentro. O caminho é para dentro, olhe para dentro, procure dentro. Sabe o que significa isso tudo? AUTOCONHECIMENTO. Quanto mais você conhecer a Deus, mais você vai conhecer a si mesmo, e quando mais VOCÊ CONHECER A SI MESMO, MAIS VOCÊ VAI CONHECER A DEUS.

Não tem como você se perder, se você já está aí dentro, e tudo o que você precisa mora e habita dentro de você.

Por fim, você nunca se perde, por mais que sempre tenha uma estrada, o caminho nunca é estrada, o caminho é sempre para dentro de você. Fazer todos os dias a viagem do autoconhecimento.


Gervásio Antônio Consolaro, ex- delegado regional tributário do estado/SP, agente fiscal de rendas aposentado. Administrador de empresas, contador, bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Tributário. Curso de Gestão Pública Avançada pelo Amana Key e coach pela SBC.  

Nenhum comentário: