AGENDA CULTURAL

5.3.21

FACE ESPÍRITA: Benedita Fernandes - superações e empreendimentos no bem - César Perri

 


Há 89 anos, no dia 6 de março de 1932, era fundada em Araçatuba a Associação das Senhoras Cristãs por uma lavadeira e descendente de escravos libertos. Benedita Fernandes iniciava o atendimento a crianças órfãs e abandonadas e a doentes mentais. Anos antes, a pioneira benemérita foi curada de uma terrível obsessão espiritual por espíritas da vizinha cidade de Penápolis.

A Associação das Senhoras Cristãs desenvolveu-se dinamicamente no final da década de 1930, e passou a contar com o Asilo Doutor Jaime de Oliveira (para doentes mentais), Casa da Criança, Albergue Noturno e classe municipal para o ensino formal.

Quando elaborávamos a biografia de Benedita Fernandes, origem de nosso livro ‘Benedita Fernandes. A dama da caridade’, entrevistamos cidadãos da cidade e de outras localidades que tiveram contatos com ela, incluindo parentes nossos.

A inspiração para nosso livro intitulando-o de “Dama da Caridade” surgiu ao lermos, na nossa juventude, alusão à Benedita no texto “Num domingo de calor”, psicografado por Chico Xavier em 1963, que a situa num relato sobre "uma reunião de damas consagradas à caridade".

As informações sobre Benedita e a Associação nos chegavam desde a infância e juventude, mas nossa relação com a instituição iniciou-se em 1972, estabelecendo com a então dirigente Cordélia Thiers uma reaproximação e atividades conjuntas com o movimento espírita.

Os episódios culminaram em março de 1982, no Jubileu de Ouro da Associação, com a realização da “Semana Benedita Fernandes”, pela União Municipal Espírita de Araçatuba: palestras, bolo comemorativo, entrega de painel sobre a homenageada para o Museu Histórico da cidade e o lançamento da primeira edição de nosso livro. O prefeito Oscar Cotrim prestigiou o evento com sua presença e saudação.

Os exemplos de Benedita Fernandes permanecem em muitos corações. Sua obra material alterou-se em função de regulamentações governamentais sobre saúde mental e gerou unidades do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), serviço municipal gerenciado pela Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes.

Ela é um marco de superação de fatores complicados para a época: gênero, cor e faixa social. Próximo ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), é inevitável reverenciar Benedita Fernandes: sem dúvida, exemplo de mulher corajosa e empreendedora no campo do bem!

*Antônio César Perri de Carvalho é escritor, foi dirigente espírita em Araçatuba, presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e da Federação Espírita Brasileira. Descreve esta Face Espírita para o Blog do Consa. 2021: Centenário do Espiritismo em Araçatuba (21 de abril)

SERVIÇO

Informações sobre a biografia ‘Benedita Fernandes. A Dama da Caridade’ (Cocriação Editora, de Araçatuba): 18 99709.4684 (Sirlei Nogueira)



Nenhum comentário: