AGENDA CULTURAL

8.5.21

Mãe: olhar de determinação e ternura

 


Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP
 
Essas duas fotos foram registradas em Araçatuba, aliás, minha mãe nasceu e morreu na mesma cidade. Araçatubense genuína, capioa legítima. A primeira foto, Augusta Fortin, ainda não era Consolaro, tinha 20 anos.

A primeira foto desta página foi tirada por retratista, ela se dirigiu ao estabelecimento comercial dele para fazer a pose.  A segunda, já com 94 de idade, já viúva, ainda ostentava o sobrenome de Seu Luís com galhardia. A foto digitalizada pela prima Lúcia (a filha que ela não teve) em celular, após atravessar a rua e vir da esteticista. Estava muito alegre, não podia passar em branco. 

Este cronista nasceu na linha do tempo entre as duas fotos, primogênito. Seguido de Gervásio, Alberto e Luís Augusto. As fotos registram momentos diferentes da vida de Dona Augusta, mas nas duas há o olhar da determinação e da ternura.

Em 2021, é o primeiro Dia das Mães em que estará presente apenas espiritualmente. O menino Consa não comprará um jogo de xícara para ela, o velho Consa lhe presenteará com a inscrição abaixo, para colocar esta lápide em seu jazigo, como uma lembrança para os estranhos, dizendo que Dona Augusta passou por aqui e viveu dignamente. 
   



   

Nenhum comentário: