AGENDA CULTURAL

10.5.21

O poder de seu coração - Gervásio Antônio Consolaro

                   


Já tive cérebro e também um coração; logo, por ter experimentado os dois, preferiria muito mais ter um coração. – O Homem de Lata em O Mágico de Oz

       Todos os dias, um músculo de aproximadamente 300 gramas – o músculo mais poderoso em nosso corpo – se contrai milhares de vezes, raramente perde o ritmo. Afinal, não há perdão para um erro do sistema cardiovascular, comandado pelo coração. Ao longo da vida, as duas bombas de alta capacidade no coração batem 2,5 bilhões de vezes e bombeiam mais de 200 milhões de litros de sangue, sem parar para descansar.

       Todavia o coração é mais que o comandante  do sistema circulatório. Atualmente, poucas pessoas veem o coração apenas como uma estação de bombeamento de sangue. Cientistas sabem que o coração é um órgão emocional que tem relação com o cérebro emocional”. Alguns pesquisadores estão até questionando se o coração, além de ser emocional  poderia ser também um órgão de inteligência que funciona em harmonia com o cérebro.

       De acordo com um estudo no New England Journal of Medicine, memória, atenção e concentração de alguma forma diminuíram  imediatamente após cirurgia de revascularização do miocárdio, e declínios semelhantes foram observados cinco anos depois. O coração se comunica fisicamente com o cérebro e com o restante do corpo.

        Os caminhos da comunicação, que se originam no coração, percorrem a seção da memória emocional do cérebro e chegam a áreas responsáveis pelo raciocínio. O pulso criado pelo coração é, na verdade, como uma “onda de pressão sanguínea” que alcançam e dão energia a todas as células do corpo e do cérebro.

       É por isso que expressões como “Meu coração dói”, “Abra seu coração” ou “Meu coração vai com você” com frequência são mais do que simbólicas. Elas fazem uma conexão mais profunda do que o mero pensamento racional. Elas ressoam no centro das emoções humanas. Como sabemos? Sabemos em  nosso coração. Segundo a sabedoria popular, o coração é a sede da emoção, do amor, criatividade, gratidão, etc. Os valores humanos mais excelentes encontram-se em nosso coração.

       Se a inteligência, sem envolvimento do coração, pode ser perigoso. Corremos o risco de nos tornar “sem coração”. Ou ter um coração de pedra. Era isso que Antoine de Saint-Exupéry pretendia dizer quando afirmou: “Os olhos são cegos. É preciso ver com o coração”. Jesus enfatizou a importância do coração quando disse: “Pois do que há abundância o coração, disso fala a boca”. Sem o coração, perdemos a sensibilidade emocional e o entendimento. Sem o coração, perdemos a sensibilidade emocional e entendimento. Sem o coração, perdemos um importante componente da força humana.

Nenhum comentário: