AGENDA CULTURAL

10.5.21

Inflamação ama, imunidade tolera! - Alberto Consolaro

       

O sangue tem os componentes da inflamação e da resposta imunológica!

Somos um tubo com pele por fora, mucosa por dentro e dois mecanismos que nos defendem até a morte! Nas superfícies e orifícios temos microbiotas que somadas têm 100 trilhões de bactérias, sem contar os vírus, fungos e parasitas. Somos um monte ambulante de microrganismos, já que temos apenas 10 trilhões de células.

Nos tecidos, poeticamente chamados de nossas carnes, não existem microrganismos. Quando entram em cortes e lesões eventuais, são fulminantemente atacados e destruídos por células e substâncias.

INFLAMAÇÃO

Agressão é tudo que machuca, lesa e desorganiza os tecidos e quando acontece, imediatamente os vasos sanguíneos do local são acionados. Aumentam a permeabilidade das suas paredes e deixam sair substâncias e células que antes faziam parte do sangue como agentes de segurança a busca de intrusos!

Na área agredida, as células e substâncias chegadas deixam o local inchado, dolorido, avermelhado e quente, pois a briga aumenta o metabolismo. As células que saem dos vasos no local são os leucócitos, também chamados fagócitos, glóbulos brancos ou células de defesa que ficam no sangue.

As substâncias que nos defendem do agressor são mediadores, enzimas, proteínas e anticorpos que faziam parte do plasma. A situação deve estar resolvida em algumas horas ou até em dias, apesar da destruição local. Em seguida, sem parar, já iniciam a reconstrução das lesões, uma fase da inflamação conhecida como reparação tecidual. Sim, a inflamação nos protege e ainda repara como a nos indenizar!

REAÇÃO IMUNOLÓGICA

O mesmo agressor que induz inflamação, também ativa a resposta imunológica. Alguns leucócitos no sangue e tecidos são especializados em reconhecer quem é o estranho atrevido que apareceu por ali nos tecidos. Isto não pode acontecer!

Estas células são os macrófagos e linfócitos que aprenderam reconhecer no útero materno, quais são as proteínas nos compõem e guardam esta memória. Estas células aprendem a tolerar nossos tecidos e proteínas, mas se der a louca nelas ou ficarmos diferentes, nos atacarão impiedosamente e teremos as doenças autoimunes, ou seja, elas perderam a tolerância com o portador!

A resposta imunológica é lenta e silenciosa, sem dor e escândalo. Quando alguém entra pela primeira vez e for estranho, em 14 a 21 dias, suas células, citocinas e anticorpos destruirão diretamente o agressor. Com ou sem ajuda da inflamação, elas fazem uma limpa geral. Mas se o agressor entrou outras vezes, a resposta imunológica age em algumas horas ou poucos dias.

 A resposta inflamatória é imediata e a imunológica, mais lenta e tardia. Por isto as doenças nas crianças tendem a se curar em até 21 dias quando inflamação e resposta imune atuam juntas.

REFLEXÃO FINAL

Os componentes da inflamação e da resposta imunológica formam-se na medula dos ossos e circulam pelo sangue a desfilar e preservar nossa individualidade e saúde. Cá pensei: - Derramar o sangue de alguém é roubar-lhe a vida, é secar as defesas que salvam!

 


 Alberto Consolaro – professor titular pela USP-FOB- Bauru-SP   consolaro@uol.com.br 

 

 


Nenhum comentário: