AGENDA CULTURAL

9.8.21

Câncer e opções de vida: tudo a ver! - Alberto Consolaro

 

Convivência com alegria, exercícios, alimentação consciente e sem vícios previne quase todos os cânceres

Temos 10 trilhões de células proliferando continuadamente e a chance de erro é enorme e matemático, pois em cada mitose se copia 25 mil informações ou genes. Células atípicas ocorrem todos os dias, mas temos mecanismos que as eliminam e não deixam iniciar um câncer! Todos os dias poderíamos ter um câncer: incrível! Evitar depende de você.

ATUE EM DUAS FRENTES

Além do erro natural, temos algumas causas que atuam induzindo mais erros nas proliferações celulares e outras que atrapalham os mecanismos de defesa em reconhecer as células atípicas!

Você é o que come e o seu modo de viver! Agrotóxicos, processamento industrial de alimentos, radiações solares e as que são emitidas nas linhas de alta tensão e torres de telefonia, além de muitos antibióticos e hormônios na criação de animais. O alimento ultraprocessado é carregado de produtos agressivos e o ambiente em que vivemos é cada vez mais hostil às células!

Você também é o somatório de seus hábitos e vícios como fumar, álcool, mascar e chupar produtos químicos, respirar a poluição dos carros e ainda viver em aglomerações urbanas que permitam a troca de vírus carcinogênicos como HPV e herpesvírus.

A OUTRA FRENTE

O que mais debilita o controle anticâncer é o estresse por preocupações, brigas, discussões, desavenças, implicâncias, competitividade e dinheiro. No estresse há um aumento contínuo e diário de corticoides pela glândula suprarrenal em situações adversas.

 Corticoides desorganizam e debilitam as células NK e as imunológicas, fundamentais para eliminar as células defeituosas do dia a dia potencialmente cancerosas. São eles: o cortisol, associado ao metabolismo da glicose e proteínas, e aldosterona que controla o equilíbrio iônico e de líquidos nos tecidos. Os corticoides em excesso te deixam aceso e ligado, mas inibem a inflamação e a resposta imunológica.

FÓRMULA PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER

1) Desde cedo, selecione e saiba o que está comendo e bebendo, faça de sua casa um lugar saudável, evite vícios que use tabaco em qualquer forma, não beba álcool e evite drogas. Saiba todas as causas do câncer desde cedo e evite-as sempre que possível. Apenas 10% dos cânceres são hereditários.

2) Tenha uma vida calma, sem disputas ou mágoas e exercícios físicos diários. Evite relações conflituosas, exigentes e impositivas. “Ganhar” uma discussão, é igual perder um amigo! Não vale a pena. Cuidado, os exercícios físicos não anulam as outras causas!

3) Faça o que goste inclusive no trabalho, evite pessoas problemáticas e negativistas, procure uma função mais tranquila, mesmo que ganhe menos! Ganhar muito ou ser importante pode te levar a gastar o seu dinheiro acumulado depois, mas sem que tenha qualidade de vida por causa de um câncer! Os caminhos para o câncer são os desgostos, mágoas e tristeza!

4). Seja assim desde cedo, não deixe para depois dos 30, a idade vai acumulando os efeitos benéficos e maléficos das causas. Coma apenas alimentos saudáveis, saiba de tudo sobre o que come e durma muito bem! Não acredite que a cada dia temos uma vida nova: não é verdade, causas do câncer se acumulam a cada dia! A vida tem efeito acumulatório desde a infância, pense nisto, cuide de suas emoções e do modo que vives a cada dia sob esta perspectiva.

REFLEXÃO FINAL

Não se iluda dizendo: "Eu me previno! Se informe, não é uma questão de opinião, é uma questão de sobrevivência e qualidade de vida. Esta frase do historiador Boorstin é muito sábia: “O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas sim a ilusão de que se tenha o conhecimento”. Reflitamos!


Alberto Consolaro – professor titular da USP na FOB de Bauru-SP - consolaro@uol.com.br  

Nenhum comentário: