AGENDA CULTURAL

29.8.21

Excelência em gestão pública - Gervásio Antônio Consolaro


            Falar sobre Administração sempre me traz muito gosto e prazer, mas por outro lado desgosto e desprazer, porque nossas administrações públicas brasileiras, em todos os níveis da federação, estão sucateadas, dirigidas por interesses políticos, não se imprimindo um caráter técnico científico como deveria,  para acima de tudo prestar  serviços de alta qualidade a toda a população.

         Hoje vamos falar, sobre algumas dimensões deste sistema, em outras oportunidades falaremos mais, sobre outras também de muita importância.

       Dimensão de  Pessoas

       A excelência da gestão pública pressupõe sistemas de trabalho estruturados, que considerem as competências, os requisitos técnicos, tecnológicos e logísticos necessários para a execução dos processos institucionais, de forma a cumprir as finalidades do órgão ou entidade. Inclui as adequadas estruturação e alocação de cargos efetivos, funções e cargos em comissão; os padrões remuneratórios e a alocação interna. São particularmente relevantes os investimentos em adequado dimensionamento da força de trabalho; em gestão de competências institucionais e profissionais; e na estruturação de sistemas de remuneração e de gestão do desempenho sintonizados com os paradigmas do gerenciamento por resultados.

       Além disso, implica a existência de processos de capacitação e desenvolvimento dos servidores e da garantia de um ambiente de trabalho humanizado, seguro, saudável e promotor do bem-estar, da satisfação e da motivação dos agentes públicos.

        Dimensão de processos

        A gestão pública de excelência exige processos finalísticos e de apoio adequadamente estruturados, a partir da estratégia institucional, com base nos recursos disponíveis, nos requisitos dos públicos alvos e nas possibilidades e limitações jurídico –legais

      O monitoramento e o controle dos processos devem induzir mecanismos de tratamento de não conformidades e implantação de ações corretivas, melhoria dos processos e incorporação de inovações, de forma a assegurar o permanente alto desempenho institucional.

      Entre os processos finalísticos e de apoio, dos órgãos e entidades públicos, destacam-se, pela relevância do investimento e aperfeiçoamento, os seguintes: o atendimento ao público; a gestão de parcerias com entidades civis; a gestão financeira; a gestão de suprimentos; a gestão do patrimônio público.

     Dimensão de resultados

      De nada adianta o investimentos nas dimensões acima se esse investimento não gerar os resultados esperados para a sociedade, o mercado e o próprio setor público.

      A gestão orientada para resultados é considerada uma poderosa ferramenta metodológica de monitoramento e avaliação das ações dos governos em sistemas políticos democráticos, medindo a eficiência, eficácia e efetividades.  

GERVÁSIO ANTÔNIO CONSOLARO - diretor regional da  Assoc. Fiscais de Rendas-SP, consultor tributário, agente fiscal de rendas aposentado, ex-delegado regional tributário, ex-assessor executivo da Prefeitura de Araçatuba, administrador, contador, bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Tributário, curso  de gestão pública avançada pela Amana  Key e coach pela SBC.            g.consolaro@yahoo.com.br   

 

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