Falar sobre Administração
sempre me traz muito gosto e prazer, mas por outro lado desgosto e desprazer, porque
nossas administrações públicas brasileiras, em todos os níveis da federação,
estão sucateadas, dirigidas por interesses políticos, não se imprimindo um
caráter técnico científico como deveria,
para acima de tudo prestar
serviços de alta qualidade a toda a população.
Hoje vamos falar, sobre algumas dimensões
deste sistema, em outras oportunidades falaremos mais, sobre outras também de
muita importância.
Dimensão de Pessoas
A excelência da gestão pública pressupõe
sistemas de trabalho estruturados, que considerem as competências, os
requisitos técnicos, tecnológicos e logísticos necessários para a execução dos
processos institucionais, de forma a cumprir as finalidades do órgão ou
entidade. Inclui as adequadas estruturação e alocação de cargos efetivos,
funções e cargos em comissão; os padrões remuneratórios e a alocação interna.
São particularmente relevantes os investimentos em adequado dimensionamento da
força de trabalho; em gestão de competências institucionais e profissionais; e
na estruturação de sistemas de remuneração e de gestão do desempenho
sintonizados com os paradigmas do gerenciamento por resultados.
Além disso, implica a existência de
processos de capacitação e desenvolvimento dos servidores e da garantia de um
ambiente de trabalho humanizado, seguro, saudável e promotor do bem-estar, da
satisfação e da motivação dos agentes públicos.
Dimensão de processos
A gestão pública de excelência exige
processos finalísticos e de apoio adequadamente estruturados, a partir da
estratégia institucional, com base nos recursos disponíveis, nos requisitos dos
públicos alvos e nas possibilidades e limitações jurídico –legais
O monitoramento e o controle dos
processos devem induzir mecanismos de tratamento de não conformidades e
implantação de ações corretivas, melhoria dos processos e incorporação de
inovações, de forma a assegurar o permanente alto desempenho institucional.
Entre os processos finalísticos e de
apoio, dos órgãos e entidades públicos, destacam-se, pela relevância do
investimento e aperfeiçoamento, os seguintes: o atendimento ao público; a
gestão de parcerias com entidades civis; a gestão financeira; a gestão de
suprimentos; a gestão do patrimônio público.
Dimensão de resultados
De nada adianta o investimentos nas
dimensões acima se esse investimento não gerar os resultados esperados para a
sociedade, o mercado e o próprio setor público.
A gestão orientada para resultados é
considerada uma poderosa ferramenta metodológica de monitoramento e avaliação
das ações dos governos em sistemas políticos democráticos, medindo a
eficiência, eficácia e efetividades.
GERVÁSIO ANTÔNIO CONSOLARO - diretor regional da Assoc. Fiscais de Rendas-SP, consultor tributário, agente fiscal de rendas aposentado, ex-delegado regional tributário, ex-assessor executivo da Prefeitura de Araçatuba, administrador, contador, bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Tributário, curso de gestão pública avançada pela Amana Key e coach pela SBC. g.consolaro@yahoo.com.br
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