AGENDA CULTURAL

29.8.21

A ciência da felicidade - Alberto Consolaro

Diz a sabedoria popular que felicidade se alcança quando houver coerência entre o que se pensa com o que se faz ou diz!

 Inteligente é ser feliz e entre os mais marcantes indicadores de inteligência está o bom humor, a alegria de viver sem culpa. Alegria interior é o alimento da alma, a grande inspiração que recompensa os sacrifícios advindos das soberanas decisões. Quem não vive com o pouco, se escraviza pelo muito e os escravos são sempre infelizes, independentemente do tipo de escravidão.

Para Zélia Duncan, a felicidade não precisa de culpa, ela é o alívio da dor. Para Seu Jorge, e concordo plenamente com ele, felicidade é poder dizer para alguém que é lindo viver em sua companhia, estar contigo todo dia e ter a certeza incondicional do seu amor

Ainda adolescente, aprendi que a felicidade se alcança quando houver coerência entre o que se faz e diz com o que se pensa! Todos julgam e todos exigem honestidade e coerência, mas desde que não mexam com o próprio queijo. Se quiseres contratar um cobrador, selecione alguém por ter sido no passado um mau pagador. Ele saberá todas as artimanhas que um mau pagador faz para fugir de cobranças! Assim pensam os incoerentes!

TEMPOS ESTRANHOS

Nesses tempos malucos, quase tudo me remete à canção de Vander Lee: “..., mas a vida anda louca, as pessoas andam tristes e meus amigos são amigos de ninguém. Eu quero entender por que se agridem, se empurram pro abismo, se debatem e se combatem sem saber qual a razão” (Onde Deus possa me ouvir – Vander Lee).

Nas ruas e ambientes as pessoas estão com vergonha! Sinto a falta do olhar no olho. Não sinto a verdade no ar e na alegria das expressões. Não percebo o entusiasmo tomar conta das pessoas e até percebo uma marca de culpa em suas almas. Será que já sonegaram impostos ou receberam algum tipo de propina?

- Temos que ir em frente! - A vida não pode parar. – Não tem outro jeito, vida que segue! Sinto um conformismo crônico. As pessoas estão tristes e os sorrisos amarelos. Parece que pecaram ou mataram e continuam soltos! Quantos produtos falsos foram vendidos, quantos preços e serviços aviltantes cometeram ou quantos contrabandos revenderam como nada estivesse errado?

O que fizeram dos seus sonhos e esperanças! As pessoas estão com vergonha de olhar para dentro de si mesmo. Talvez traíram amigos, fingiram ser o que jamais foram e apoiaram pessoas que se mostraram desonestas e incoerentes!

Ser coerente é difícil e viver como achamos correto dá muito trabalho, mas vale a pena. A recompensa é se sentir pleno na condução da vida! Ser coerente é que traz a sensação de felicidade! Parece que a coerência comanda a liberação de endorfinas em nossas veias e traz ondas de prazer!

REFLEXÃO FINAL

A falta de coerência entre o que se faz, com o que pensa e sente, impede que as pessoas sejam felizes! Felicidade vem da coerência entre o fazer e pensar! Do que adianta ter fama, cargos, títulos e dinheiro se é infeliz! O espelho na solidão da suíte é cruel, muito cruel, e ataca a saúde mental.

Quem não consegue viver com o pouco ou suficiente, se escraviza pelo muito ou luxo, mas todos os escravos são infelizes. Sejamos livres para buscarmos a felicidade!


Alberto Consolaro é professor titular da USP em Bauru - consolaro@uol.com.br 

Nenhum comentário: