AGENDA CULTURAL

7.10.21

Filme sobre Benedita Fernandes em pré-estreia, 74 anos após a partida dela - Antônio César Perri de Carvalho


A pioneira da assistência social espírita na região de Araçatuba, Benedita Fernandes, completou sua existência física no dia 9 de outubro de 1947. No próximo sábado: 74 anos.

Considerada “louca” foi curada por espíritas, pois seu desequilíbrio era obsessão espiritual. Em seguida, empreendeu um vasto trabalho assistencial em Araçatuba a partir da fundação da Associação das Senhoras Cristãs, em 6 de março de 1932.

Na elaboração de nosso livro “Benedita Fernandes. A dama da caridade” reunimos pesquisas e entrevistas. Foi lançado nas comemorações do Cinquentenário (1982) da instituição por ela fundada, e atualmente é publicação da Cocriação Editora, de Araçatuba.

O Espírito pode evidenciar sua sobrevivência e identidade. Em viagens para palestras, no Brasil e no exterior, recebemos várias informações sobre Benedita, sempre de forma espontânea e por meio de diferentes médiuns. As mensagens iniciais, psicografadas por Divaldo Pereira Franco, foram incluídas em nosso livro e em obras desse médium.

Benedita Fernandes é um Espírito ativo, lúcido e benfazejo, agora conhecida nacionalmente!

Coincidindo com os 74 anos da desencarnação dela entra na etapa de pré-estreia o filme “Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação”. A produção é um docudrama, mix de documentário com dramatização. O conteúdo documental já havia sido filmado quando surgiu o apoio exclusivo para o conteúdo dramático.

O incentivo foi por meio do Projeto “Benedita Fernandes. Sombra, Luz e Ação”: Edital Nº 01 de Apoio a Projetos de Valorização e Preservação da Memória no Município de Araçatuba (Prefeitura de Araçatuba/ Secretaria Municipal de Cultura/Fundo Municipal de Apoio à Cultura/Conselho Municipal de Políticas Culturais - Programa de Fomento à Cultura/Agosto de 2016).

O filme foi produzido durante alguns anos, baseado principalmente no livro “Benedita Fernandes. A dama da caridade”, de nossa autoria (Editora Cocriação/USE Regional de Araçatuba/Face Espírita). O roteiro e direção são do jornalista Sirlei Nogueira, com direção de produção de Samuel Lalucci. É uma coprodução de Cocriação Editora e Lalucci Filmes, de Araçatuba.

O longa-metragem tem clipe com música-tema de Paula Zamp e maestro Mário Henrique (assina a trilha sonora original), com interpretação de Paula e Gabriel Rocha. O documentário reúne entrevistas e depoimentos de várias pessoas, como Divaldo Pereira Franco, Wagner Gomes da Paixão, Ana Jaicy Guimarães, Luiz Carlos Barros Costa, Marilusa Moreira, Sergio Felipe de Oliveira e conosco.

Na dramatização de diversos episódios da vida de Benedita atua Sílvia Teodoro. A atriz principal, também de Araçatuba, desencarnou com 54 anos de idade no dia 19 de março deste ano; era dedicada ao teatro na cidade e região, formada em psicologia e espírita atuante. Outros atores profissionais, amadores e figurantes integram o elenco.

O novo filme é um marco histórico para Araçatuba e para o movimento espírita em geral. Info: Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes, canal no YouTube.

*Antônio Cesar Perri de Carvalho éescritor, foi dirigente espírita em Araçatuba, presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e da Federação Espírita Brasileira. 

Nenhum comentário: