AGENDA CULTURAL

15.6.22

Então ele é o seu mito?

 


Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Texto atualizado em 21/06/2022

Presidente Bolsonaro disse que na América do Sul há uma cabeça de burro enterrada, pois ultimamente só elege candidatos da esquerda para presidente da República: Chile, Bolívia, Venezuela, Argentina, Peru,  Colômbia e possivelmente Brasil. 

Quando determinado lugar não progride, a população tem a mania de encontrar um culpado sobrenatural para o fato. Em Araçatuba, há uma lenda de que o bairro rural Engenheiro Taveira estagnou-se porque lá atrás, nos tempos idos, bateram num padre no patrimônio. Na verdade, a causa da estagnação é a monocultura, grandes propriedades. Falta análise às crendices.

Num comentário da notícia sobre Bolsonaro, eu escrevi que no Brasil um burro governa o país. Sei que faltei com o respeito, mas ele é um cara que destrata a todos. Merece alguns coices também. 

O burro não sabe que é burro, pois ele acha que sabe muito, só o sábio diz que sabe que nada sabe. Aí alguém explicou: “Quando você morre, quem fica triste são os outros, afinal você não sabe que morreu; é a mesma coisa quando você é burro”.

Na verdade, os candidatos da esquerda estão ganhando a presidência na América do Sul porque a direita não deu conta do recado, não governa para todos, apenas para si. No seu diagnóstico para a América do Sul, Bolsonaro está prevendo a sua própria derrota.

Para não fazer a autocrítica, não explicar a verdadeira razão, Bolsonaro apela às crendices. Ele não tem linguagem para elaborar seus próprios pensamentos, então sua fala é cheia de chavões, embora saiba muito bem defender seus interesses como qualquer tosco. 

Bolsonaro visitou Biden na Cúpula das Américas e pediu ao presidente norte-americano que interviesse a favor de sua vitória no Brasil nas eleições de 2022. Fez isso quase em público, a ponto de um jornalista ouvir.

Andou dizendo que sua vocação não é para presidente da República, mas para militar. Bem que ele tentou, mas foi expulso por indisciplina. Vocação mesmo ele tinha era para ser do Centrão, sempre no baixo clero da Câmara Federal, onde ficou por 26 anos. A oposição diz abertamente que ele é um vagal.

Como o leitor sempre tem razão, se não gostou de eu chamar o presidente de burro, ofereço-lhe uma lista de sinônimos: analfabeto, anta, bronco, cavalgadura, estulto, estúpido, idiota, ignorante, imbecil, inepto, lerdaço, néscio, palerma, parvo, tapado, teimoso, tolo, toupeira.

Ainda não gostou? Lá vai um eufemismo: pessoa de pouca sensibilidade. Não aceitou? Então, vou ao seu encontro: ele é o seu mito. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Vc realmente é um saudosista de Ladrões
Portanto vc é Burro

Anônimo disse...

O tempo e as urnas e a história mostrará quem são os burros nessa kkk

Anônimo disse...

Faltaram na lista, cujas palavras todas retratam-no perfeitamente, as palavras genocida, neofacista e miliciano assaltante dos recursos públicos.
Eu sugeriria retirar burro, pois estes são sábios. Há exemplos de sobra a esse respeito.
Por exemplo o burrinho pedrês do conto com o mesmo nome de João Guimarães Rosa.

Anônimo disse...

Excelente matéria professor, parabéns momento conjuntural reflete a crise profunda no capitalismo.o povo não aguenta mais se sugado e buscam outras alternativas.