AGENDA CULTURAL

9.6.22

Examine o que vem primeiro - Gervásio Antônio Consolaro

EXAMINE O QUE VEM PRIMEIRO, DEPOIS O QUE VEM EM SEGUIDA, E SÓ ENTÃO COMECE A AGIR.

      Cultive o hábito de examinar e testar uma provável ação futura antes de realizá-la. Antes de proceder, recue e procure enxergar o quadro completo para evitar agir por impulso e arriscadamente. Determine o que acontecerá  primeiro, considere aonde  a primeira etapa o levará e então aja de acordo com o que você aprendeu.

     Quando agimos sem ponderação, podemos até começar uma tarefa com grande entusiasmo. Seguem-se então consequências imprevistas ou indesejadas, e batemos vergonhosamente em retirada. Enchendo-nos de remorsos: “Eu deveria ter feito isto, eu poderia ter feito aquilo, quem sabe se eu tivesse feito de outra maneira."

     Ao analisar  o panorama completo da situação, você se distingue do mero diletante, daquela pessoa que participa das coisas porque elas lhe parecem interessantes ou não exigem grande esforço. Não é uma atitude nobre.  Analise bem as coisas, decida-se e então empenhe-se de corpo e alma! Senão você será sempre como uma criança, que às vezes finge ser um guerreiro, outras vezes um soldado, um ator representando uma tragédia, sempre brincando, sem levar nada a sério.

      A menos que nos entreguemos de coração a nossos empreendimentos, nós nos tornamos pessoas vazias, superficiais e nunca desenvolvemos  nossos talentos naturais. Todos conhecemos pessoas que, como símios, imitam tudo o que parece ser novidade no momento, tudo o que chama a atenção. Mas logo seu entusiasmo e seus esforços esmorecem e elas abandonam seus projetos assim que eles viram rotina ou as exigências aumentam.

       Um espírito indiferente não tem vigor. Esforços experimentais  levam a resultados experimentais. As pessoas comuns mergulham de cabeça, sem cuidado, em seus projetos. Talvez um dia encontrem uma figura exemplar que os inspire a buscar a excelência. Buscar a excelência é sempre louvável, mas refuta primeiro sobre a natureza de suas aspirações e confronte-as com a sua capacidade.

       Uma vez tendo ponderado devidamente sobre todos os detalhes fundamentais que compõem o esforço de viver uma vida mais elevada, sigam em frente com todo o seu empenho. Faça os sacrifícios necessários que são o preço do objetivo mais precioso: liberdade, equilíbrio da mente e tranquilidade. Se, todavia, ao analisar com honestidade seu ânimo e sua índole, você não se considerar apto ou preparado, procure não se iludir e estabeleça um rumo diferente e mais realista para a sua vida. 

      Só se pode ser uma única pessoa: ou boa ou ruim. Você tem duas opções básicas. Ou empenhar-se em desenvolver sua razão, mantendo-se fiel à verdade, ou ansiar por exterioridades. A escolha é sua e de ninguém mais. Pode aplicar suas habilidades em um trabalho interior ou perder-se nas aparências, o que vale dizer, ser uma pessoa plena de sabedoria ou seguir os caminhos comuns aos medíocres.

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, delegado regional Tributário e  auditor fiscal da Receita Estadual, aposentado, contador, administrador de empresas, bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Tributário, coach pela SBC.                g.consolaro@yahoo.com.br 

Nenhum comentário: