AGENDA CULTURAL

9.6.22

Natureza das emoções 2 - Gervásio Antônio Consolaro


Não importa o quão deprimido você está, o fardo do luto que carrega, ou o quão terrível você se sente em determinado momento, tudo passará.

     Olhe para as emoções negativas que você já sentiu no passado. Lembre-se dos piores momentos em sua vida. Durante esses períodos difíceis, você provavelmente estava tão imerso nesses sentimentos que pensava nunca mais conseguir escapar delas. Era impossível se imaginar sendo feliz novamente. No entanto, até esses episódios se encerram. Em algum momento, as nuvens se dissiparam  e seu verdadeiro “eu” voltou a brilhar.

     As emoções vêm e vão. A sua depressão passará, a tristeza irá embora e sua raiva se dissipará.

    Tenha em mente que se você experimenta  repetidamente as mesmas emoções provavelmente significa que você tem crenças limitantes e é necessário mudá-las.

    Por óbvio, caso você sofra de depressão crônica e/ou severa, é aconselhável procurar um especialista.

A cilada das emoções

        Você já sentiu como se  nunca mais fosse ser feliz? Você já se sentiu tão apegado às emoções  e achou que elas nunca iriam embora? Não se preocupe, isso é bem normal.

        As emoções negativas agem como um filtro que maculam as suas experiências. No decorrer de um episódio negativo, cada momento percebido é vivido através desse filtro . Enquanto o mundo lá fora permanece o mesmo, a sua experiência será completamente diferente de acordo com o que você sente.

      Por exemplo, quando você está deprimido, você não aproveita a comida que come, o filme que vê ou as atividades que se propõe a fazer. Você apenas nota o lado negativo das coisas, sentindo-se preso e impotente. Por outro lado, quando está com um humor mais positivo , tudo na vida parece melhor, a comida será sempre deliciosa , você se torna naturalmente mais amigável e aproveita todas as atividades que se propõe a participar.

      Você pode até achar que com esses conhecimentos e outros da área, nunca mais ficará deprimido. Mas está errado! Você continuará a sentir tristeza, frustração, depressão ou ressentimento, mas, com sorte, sempre que as sentir, você tomará mais ciência sobre elas e se lembrará de que um dia elas também irão embora.  

      Curiosamente, os fatores externos podem não ser, e geralmente não são, os principais causadores das mudanças em seu estado emocional. Você pode estar na mesma situação, com o mesmo emprego, a mesma quantia no banco e ter os mesmos problemas, mas experimentar estados emocionais completamente diferentes. Na verdade, se analisarmos o passado, é assim que geralmente acontece. Você se sente mal por umas horas, ou alguns dias, antes de retornar  ao seu prévio estado emocional. Durante esse período de estresse emocional, o ambiente não sofre nenhuma alteração. A única mudança ocorreu no seu diálogo interno. 

Interessante se conscientizar que tais eventos ocorreram e que veja através da cilada das emoções. Você pode ir além e registrar tais acontecimentos em um diário. Ao fazê-lo, você compreenderá mais sobre como as suas emoções agem e, como resultado, você estará mais apto a controlá-las. 

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, delegado regional Tributário e  auditor fiscal da Receita Estadual, aposentado, contador, administrador de empresas, bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Tributário, coach pela SBC.                g.consolaro@yahoo.com.br 


Nenhum comentário: