AGENDA CULTURAL

24.7.22

Mitos sobre ossos e dentes - Alberto Consolaro

Por séculos, ossos e dentes não foram pesquisados na idade média, surgindo mitos que ainda perduram no imaginário popular!

Se antes de iniciar a formação dos dentes, injetar-se diariamente um corante azul inerte no peritônio de cães, todas as partes ficarão azuladas. Quando pararmos de injetar o corante, todas as partes dos animais gradativamente retomam sua cor natural, menos os dentes que ficarão azuis a vida inteira. Este trabalho científico com o corante azul de tripano foi publicado em 1918 por W.J.Gies, ou seja, este conhecimento tem base científica há muito tempo!

O corpo se renova todo instante com troca das células, íons, aminoácidos, lipídeos e outros componentes, destacando-se que os ossos humanos se renovam por completo entre 5 a 10 anos. Aos 70 anos teremos tido muitos esqueletos. Isto é incrível!

Um mito comum é que os ossos com a idade ficam rígidos e duros como um cristal, mas não é assim. Em pessoas normais, o osso continua se remodelando e ainda mantem a elasticidade de uma borracha dura com flexibilidade como em qualquer idade.

Já os dentes não se remodelam em situações de normalidade. Os dentes decíduos são formados e se exfoliam cada um a sua época, mas a sua estrutura não se renova como o osso. Os dentes permanentes também não se renovam, eles substituem os dentes temporários conhecidos como decíduos que significa “aqueles que caem”.

ANTIBIÓTICOS E FLÚOR

Durante a formação do dente se pode incorporar substâncias ingeridas como antibióticos, íons e outros produtos. Depois de formado o dente, nunca mais isto acontece! O antibiótico tetraciclina é um exemplo disto. Ele só pode ser ingerido, se necessário, depois dos 12 anos de idade, quando não se tem mais coroas dentárias sendo formadas.

Caso a ingestão da tetraciclina aconteça antes dos 12 anos, a coroa de alguns dentes fica manchada de marrom ou acastanhado com várias possíveis tonalidades. A quantidade de dentes envolvidos e a intensidade das manchas depende da época em que se ingeriu e por quanto tempo isto ocorreu. O dente não perde sua resistência e nem ficam fracos pelo antibiótico incorporado, isto é mais um mito.

O flúor se incorpora no esmalte dos dentes em formação. Quando for ingerido por um adulto, os dentes não terão fluorose dentária com suas manchas e defeitos, mesmo se ingerido em quantidades excessivas por este adulto. Aplicados na superfície dos dentes, o flúor pode se incorporar no esmalte.

GRAVIDEZ

Em uma gravidez, não é possível o embrião ou o feto, usar os íons e produtos incorporados nos dentes maternos. Não se tem como eliminar ou tirar qualquer coisa ou ions dos dentes completamente formados, mesmo que haja deficiência para o feto. Dos ossos maternos se consegue tirar, mas dos dentes não. Dos dentes da mãe não se passa ou doa nada para o ser em formação. Não há mecanismos bioquímicos e celulares para isto acontecer!

Um mito, ou inverdade comum, são algumas mulheres afirmarem que seus dentes se enfraqueceram depois que ficaram grávidas: impossível! Provavelmente, a gravidez tenha mudado os seus hábitos alimentares e de higiene bucal, o que levaram a esta mudança de situação bucal.

REFLEXÃO FINAL

A ciência está disponível para todos e em todos os idiomas! Se alguém disser que um destes mitos acontece, peça uma declaração assinada dizendo que isto é mentira! Para os antepassados, o diabo morre de medo da cruz e, no presente, os negacionistas detestam a ciência e, em consequência, a verdade. Ele não vai assinar! 

Alberto Consolaro  

Professor Titular da USP  
FOB de Bauru
consolaro@uol.com.br  

Nenhum comentário: