AGENDA CULTURAL

10.8.22

Não deixe o velho entrar

 

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Peço desculpas aos leitores de menos idade pela recorrência deste blogueiro em escrever sobre gente com mais idade. Isso acontece porque sempre fui um sujeito feio, com a idade estou ficando bonito. Não ria.

Tenha paciência comigo, vai aprendendo a ficar velho, porque envelhecer começa aos 30, quando o corpo entra numa escala decrescente. Com 40 anos, li o livro "Saber envelhecer", de , editora Vozes, e não me arrependo.  

Sempre se aprende alguma coisa com os mais velhos, principalmente com aqueles que não se azedaram como o vinho de má qualidade, esses ficam ranzinzas e tomam posições políticas esquisitas. Como canta o compositor norte-americano Willie Nelson: "Não deixe o velho entrar", tomar conta de seu ânimo.    

Um internauta amigo me mandou um linque de clipe do YouTube de Willie Nelson, cantando  Don’t Let the Old Man In, que foi inspirada na vida de Clint Eastwood, que está com mais de 90 anos e continua lançando filmes. Gostei muito. Como tive uma juventude meio xenófoba, conhecia modinha de Juca Chaves "Sentir-se jovem" que trata o mesmo tema.

Ninguém está falando aqui, caro leitor, de esconder a idade ou ter vergonha da velhice. É assumi-la com alegria, aceitando todas as consequências. Não  é fácil, mas é possível. O truque é fazer como as mulheres, se esquecer do ano em que nasceu.

Se deram tantos anos para mim, tenho que saber administrar isso, porque inteligente é aquele que se adapta a novas realidades, tornando-se protagonista.

Quando a internet nasceu (1995), eu já estava mexendo em computador. Estar nas redes sociais para mim é um rejuvenescimento, porque é mais interativa, não fico pacificamente o tempo todo vendo televisão. 

Tenho amigo que aos 75 anos, demitiram-no por idade, mas o cara está elétrico, não quer parar. Mandou currículo para mil empresas, quer emprego novo, não está pronto para a bengala. Ainda está cantando a música de Arnaldo Antunes, "Não vou me adaptar".

Aposentado é o cara que vai fazer o que gosta. Se o salário diminuiu, replaneja sua vida, não vai ser escravo de seus descendentes, sustentando parasitas com seus proventos. Realizar seus sonhos, ser personagem principal de sua própria vida. Esse é o caminho.  

"Não deixe o velho entrar" e tomar conta de sua alma, esqueça sua idade, coloque esse chato para correr. Os velhos de hoje têm dentes, coloque um sorriso nos lábios para a velhice não enrugar tanto o seu rosto.  

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei, Hélio! Como disse Juca Chaves quando lhe perguntaram se ele não ia tirar as rugas: - Demorei tanto para tê- las e agora você quer tirar?

Anônimo disse...

Hélio gostei muito do seu texto. Eu nunca escondi a minha idade. Nasci em 39 e Setembro vou fazer 83 anos. Estamos em guerra eu e a velhice. Boa noite

Anônimo disse...

Só quem se aceita é capaz de vivenciar com objetividade,apesar da idade,o mérito da juventude com maturidade,sem perder o estímulo de viver

Anônimo disse...

Aos 77, viuvo com muita desposição e alegria. Caminhada das 6 às 7, cantando só para mim, Tom Jobim, Vinícius, para lembrar delas. Para lembrar os amigos, o hino da infantaria..A vida é linda.