AGENDA CULTURAL

3.8.22

O mundo ficou melhor

 


Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

De repente, não mais que de repente, o coração se abre, o que era duro e indigesto se tornou um amor de pessoa. Foi o milagre da conversão. 

Nem precisa ficar falando de Deus a todo hora, aleluia ou amém, nem Jesus é tão ególatra que vive exigindo que se repita o nome dele a toda hora, usando seu nome em vão. Precisa-se mesmo é viver a experiência divina.

Converter-se a Jesus é mudar o comportamento, abrir o coração ao outro, sem tratá-lo como meu possível inimigo, defender a vida, viver sorrindo, deixar que todos vivam. Antes de querer mudar o mundo, mudar-se.

A pessoa poderia até continuar a dizer que não acredita em Deus, mas se converteu porque o comportamento dela é divino. Por seu jeito de ser, seu entorno se transformou, ficou mais feliz.  

Assim ocorreu com minha sobrinha que mora noutra cidade. Era uma pessoa tóxica, nunca ninguém soube que tenha namorado alguém, o envelhecimento custou-lhe mais, rugas acentuadas e solidão, sem ter amado seu próprio irmão. Apegava-se a animais, humanos não eram confiáveis. Parecia membro do gabinete do ódio.

Se algum encontro familiar era promovido, era a única ausente. Se alguém lhe desejasse "bom dia", respondia: "Bom dia, por quê"?   

De repente, não mais que de repente, começou a telefonar para os parentes com uma linguagem de amor, desejando-lhes as melhores coisas do mundo. Passou a ser cliente assídua da floricultura. Ficaram até sabendo que passou a ter um jardinzinho no quintal. Deixou todos embasbacados.

Que foi, que não foi, mas ninguém declaradamente estranhou a sua mudança. Ninguém foi indiscreto a ponto de dizer: “Como você mudou, fulana”! Passaram a tratá-la como se nunca tivera sido aquela casca de ferida. Já mudei algumas pessoas com minhas crônicas, mas confesso que gostaria de ter sido o propulsor de tal mudança de minha sobrinha.          

Passou a desejar felicidades, cumprimentar a todos, passou a pertencer a grupos no zap, desejando aos internautas bom dia e boa noite a todos. Adquiriu espírito de criança

Não sabemos se encontrou o amor, algum anjo a visitou, se conheceu Jesus ou leu Polyana. De repente, era membro do bloco dos contentes. O mundo ficou melhor. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Toda pessoa deveria um dia mudar o seu modo de vida , sim para melhor como foi escrito.