Escutar é interpretar. Não só as palavras, os sons, mas também os sinais; para isso é importante fazer bom uso dos nossos canais de comunicação para o controle sobre nossos talentos e habilidades. Prestando atenção aos pormenores, comunicamo-nos melhor com as pessoas, o que nos facilita fazer amigos e alcançar melhores resultados nos negócios, ampliamos nossos conhecimentos e formamos nossa escala de valores.
É importantíssimo que prestemos atenção aos detalhes tanto com relação
aos nossos familiares quanto aos nossos amigos. Isso é válido também no mundo
dos negócios; não só registrar fatos, mas agir em função deles, sempre que não
for possível nos antecipar, o que é o mais recomendável, em qualquer situação.
Preste atenção aos canais de comunicação
Além disso, prestando atenção aos detalhes,
consegue-se identificar os canais de comunicação de cada pessoa, ou seja, de
que maneira ela se comunica melhor com o mundo. Os canais de comunicação são
três: auditivo, visual e cinestésico.
Quando alguém nos transmite uma mensagem, ela é decodificada pela mente
e registrada no cérebro, seguindo determinados padrões, cujos valores são
distribuídos por meio dos três canais.
Embora atuemos sempre com os três, há um deles com o qual trabalhamos
melhor, com mais desenvoltura e sucesso. É chamado canal preferencial. Em
contrapartida, temos um que chamamos terciário, com o qual temos dificuldades
no trato cotidiano e não lidamos com a mesma facilidade.
Visual é a pessoa que tem mais força de recepção pelos olhos. O visual
valoriza a beleza, a arte, a organização e a perfeição. É detalhista, minucioso
e prefere explicar as coisas por meio de mapas, desenhos e gráficos, é
criativo, fala alto e rapidamente. Tem como valor principal a afobação, é ágil,
toma o comando de todas as ações e costuma ser “dono da verdade”, ou se aliena
totalmente. Mentaliza com rapidez e, em decorrência, tem facilidade para
encontrar soluções.
Para o visual, a expressão “olhos nos olhos” tem sentido literal e é
muito importante; se você não o olhar nos olhos quando se falam, há uma grande
probabilidade de ele perder a confiança em você. A possibilidade de
identificação é prestar atenção em suas palavras e a forma como ele o olha.
Algumas pessoas usam muito as expressões “veja bem”, “veja isto”, “presta
atenção”, “olha aqui”, “olha para mim quando eu falo”. Essas expressões ajudam
a identificar um visual. Então, quando for falar com alguém, procure criar
sintonia, empatia, ou seja, sintonizar o seu pensamento com a outra pessoa e
com isso ter mais facilidade de lidar com ela. Use expressões tipo: olhe, veja.
Como lidar com uma pessoa visual?
Se você identifica algum visual com quem
tenha que conviver, lembre-se, não enrole, seja objetivo. Não detalhe demais os
assuntos. Vá diretamente ao ponto principal da conversa. Quando estiver
falando, evite interrompê-lo. Espere o momento em que faça uma pausa para
depois falar. Não considere a impaciência algo negativo. Mostre sempre que você
pode resolver as coisas de forma ágil. Seja rápido e demonstre segurança. Se
for lidar com visuais extremos (mais que 50%) prepare-se para ser ainda mais
direto e objetivo. Não se ofenda com a franqueza extrema que vierem a
demonstrar. Normalmente, não é nada pessoal. É sua maneira estrutural de ser.
Nos próximos textos trataremos os
indivíduos auditivos e cinestésicos.
Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, ex-delegado regional tributário, auditor fiscal da receita estadual aposentado, formado em administração, ciências contábeis e bacharel em Direito.
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