AGENDA CULTURAL

12.3.23

Diálogo: preste atenção nos detalhes - Gervásio Antônio Consolaro


        Escutar é interpretar. Não só as palavras, os sons, mas também os sinais; para isso é importante fazer bom uso dos nossos canais de comunicação para o controle sobre nossos talentos e habilidades. Prestando atenção aos pormenores, comunicamo-nos melhor com as pessoas, o que nos facilita fazer amigos e alcançar melhores resultados nos negócios, ampliamos nossos conhecimentos e formamos nossa escala de valores.

        É importantíssimo que prestemos atenção aos detalhes tanto com relação aos nossos familiares quanto aos nossos amigos. Isso é válido também no mundo dos negócios; não só registrar fatos, mas agir em função deles, sempre que não for possível nos antecipar, o que é o mais recomendável, em qualquer situação.

Preste atenção aos canais de comunicação

Além disso, prestando atenção aos detalhes, consegue-se identificar os canais de comunicação de cada pessoa, ou seja, de que maneira ela se comunica melhor com o mundo. Os canais de comunicação são três: auditivo, visual e cinestésico.

      Quando alguém nos transmite uma mensagem, ela é decodificada pela mente e registrada no cérebro, seguindo determinados padrões, cujos valores são distribuídos por meio dos três canais.

      Embora atuemos sempre com os três, há um deles com o qual trabalhamos melhor, com mais desenvoltura e sucesso. É chamado canal preferencial. Em contrapartida, temos um que chamamos terciário, com o qual temos dificuldades no trato cotidiano e não lidamos com a mesma facilidade.

         Visual é a pessoa que tem mais força de recepção pelos olhos. O visual valoriza a beleza, a arte, a organização e a perfeição. É detalhista, minucioso e prefere explicar as coisas por meio de mapas, desenhos e gráficos, é criativo, fala alto e rapidamente. Tem como valor principal a afobação, é ágil, toma o comando de todas as ações e costuma ser “dono da verdade”, ou se aliena totalmente. Mentaliza com rapidez e, em decorrência, tem facilidade para encontrar soluções.

         Para o visual, a expressão “olhos nos olhos” tem sentido literal e é muito importante; se você não o olhar nos olhos quando se falam, há uma grande probabilidade de ele perder a confiança em você. A possibilidade de identificação é prestar atenção em suas palavras e a forma como ele o olha. Algumas pessoas usam muito as expressões “veja bem”, “veja isto”, “presta atenção”, “olha aqui”, “olha para mim quando eu falo”. Essas expressões ajudam a identificar um visual. Então, quando for falar com alguém, procure criar sintonia, empatia, ou seja, sintonizar o seu pensamento com a outra pessoa e com isso ter mais facilidade de lidar com ela. Use expressões tipo: olhe, veja.

Como lidar com uma pessoa visual?

Se você identifica algum visual com quem tenha que conviver, lembre-se, não enrole, seja objetivo. Não detalhe demais os assuntos. Vá diretamente ao ponto principal da conversa. Quando estiver falando, evite interrompê-lo. Espere o momento em que faça uma pausa para depois falar. Não considere a impaciência algo negativo. Mostre sempre que você pode resolver as coisas de forma ágil. Seja rápido e demonstre segurança. Se for lidar com visuais extremos (mais que 50%) prepare-se para ser ainda mais direto e objetivo. Não se ofenda com a franqueza extrema que vierem a demonstrar. Normalmente, não é nada pessoal. É sua maneira estrutural de ser.

Nos próximos textos trataremos os indivíduos auditivos e cinestésicos.

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, ex-delegado regional tributário, auditor fiscal da receita estadual aposentado, formado em administração, ciências contábeis e bacharel em Direito.                      g.consolaro@yahoo.com.br             


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