AGENDA CULTURAL

4.3.23

Tenha um sorriso no rosto - Gervásio Antônio Consolaro

           O filme O nome da rosa, baseado no livro de Umberto Eco, em que o ator Sean Connery faz uma de suas interpretações memoráveis, conta uma história que se passa na Idade Média, na época da Inquisição, em um mosteiro no qual jovens noviços estavam morrendo misteriosamente. Havia algumas coincidências nesses óbitos. Todos eles faleciam rindo muito, após estarem na biblioteca. Descobriu-se que eles liam o mesmo livro proibido. Por ser um livro antigo, o noviço molhava a ponta do dedo na língua para virar a folha e a folha continha um veneno para impedir que as pessoas o lessem.

     Quando o inquisidor foi falar com o responsável por isso, ele perguntou por que sacrificar vidas para proteger um livro, e qual era seu conteúdo. Ele respondeu que era um livro das comédias de Aristóteles, cujos leitores recomeçavam a rir muito e isso era perigoso. O inquisidor então perguntou: “Por que perigoso?”. Ele respondeu: “Porque, quando a pessoa ri, ela começa a ficar audaciosa e a audácia faz a pessoa duvidar das coisas e até das verdades estabelecidas”.

       Esse filme me ensinou que, quando você ri, fica audacioso e pode arriscar coisas grandiosas, até quebrar a timidez. Eu citei esse filme por causa do princípio do sorriso.

          O sorriso é a linguagem internacional dos bons amigos

       O sorriso bem-humorado faz a vida ficar melhor. Os médicos gregos do passado, quando começaram a estudar o corpo humano, perceberam que os órgãos têm humores. Quando todos os órgãos estão com os humores bons, a saúde está boa. Ou seja, bom humor é sinal de saúde e equilíbrio.

     Recentemente, uma revista de executivos dizia que uma pessoa bem- humorada transmite autoconfiança. Um bom sorriso é um sinal de higiene mental.

      Então, sorria. Por favor, não economize sorrisos. Além disso, o sorriso é um exercício facial que faz o cérebro produzir uma substância chamada endorfina, uma enzima produzida pela mente humana que causa uma sensação de bem-estar. Cada vez que alguém faz exercício, qualquer atividade física, seu cérebro produz endorfina e ela sente aquele astral gostoso, aquela sensação agradável no corpo.

Quando você sorri, movimenta, aciona 28 músculos do rosto, produzindo endorfina. Por isso, de todos os movimentos que a gente faz, esse é o mais agradável e prazeroso.

      Os benefícios do sorriso não ficam por aí. Está comprovado cientificamente que não são esses músculos do rosto os únicos beneficiados, mas todo o organismo usufrui das vantagens de sorrir: o sistema cardiovascular é ativado, o sangue fica mais oxigenado e livre de impurezas, os órgãos internos aumentam a sua eficiência. Quer mais? Pois é, como se não bastasse elevar o astral, sorrir faz bem para a saúde do organismo, afastando as doenças.

     Ninguém é tão pobre que não possa dar um sorriso nem tão milionário que não precise de um.

  O sorriso é rentável

      Claro que a alegria não pode virar uma palhaçada, nem a sinceridade, um peso! O sorriso é efetivamente uma marca registrada. Estamos falando do sorriso de uma forma agradável; do sorriso espontâneo, autêntico, descontraído.

     Com um sorriso, você será bem aceito em qualquer lugar do mundo.

     Não viva assim tão trancado dentro de si mesmo. O valor de um sorriso nada custa, mas cria muito!                                      

     Sorria e viva mais feliz. 

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, ex-delegado regional tributário, auditor fiscal da receita estadual aposentado, formado em administração, ciências contábeis e bacharel em Direito.                      g.consolaro@yahoo.com.br                                  

Nenhum comentário: