AGENDA CULTURAL

13.4.24

Imunidade pode ser comprada? - Alberto Consolaro

 

Nascemos com imunidade inata, mas a imunidade adaptativa é construída dia após dia.

 Não! Só pode ser construída. A palavra “imunidade” virou ferramenta de vendas e tudo “serve” para aumentá-la. Muito se promete para deixar a imunidade imbatível, mas se perguntar o que é imunidade, não saberão explicar de forma simples e prática. Nas conversas, parece que é uma entidade, alma, fada, divindade ou madrinha.

MANUTENÇÃO

Quando se nasce, temos os mecanismos de defesa prontos para ser usados imediatamente e o mais poderoso é a inflamação. A inflamação é imediata e benigna e, quase sempre, faz muito bem e nos deixa vivos. Pode se dizer que é uma imunidade inata, porque nascemos com ela, mas precisa de manutenção!

Algumas pessoas não gostam da inflamação talvez porque, equivocadamente, acham que é sinônimo de infecção. Para esclarecer: inflamação é mecanismo de defesa contra todas as agressões. Já infecção é o contato de microrganismos com o corpo, independente se vai produzir doença ou não.

Em alguns poucos órgãos, ela pode atrapalhar as funções normais, como no pulmão, quando faz o edema com seus líquidos atrapalharem a chegada do ar para que ocorra a troca dos gases oxigênio e gás carbônico, o que caracteriza a respiração. Por isto a pneumonia é perigosa.

Nos dentes, a inflamação também pode ser inconveniente, pois na inflamação da polpa dentária, dentro da cavidade central fechada do canal, o edema não tem para onde ir e os mediadores da dor ficam concentrados e em contato contínuo e direto com os filetes neurais. A dor é quase insuportável.

CONSTRUÇÃO

A vida é linda e permite-nos aprender a se defender a cada dia, ensinando ao corpo o que é ruim, estranho e agressivo, como é a interação diária com microrganismos. Cada vez que acontece isto pela primeira vez, o corpo sensibiliza células poderosas e produz substâncias, como os anticorpos, para destruir este microrganismo nos próximos contatos.

Para cada agressor com proteína, haverá uma resposta imunológica. Vamos aprendendo, e aos 20 anos de idade, teremos mais de mil respostas imunológicas específicas aprendidas e memorizadas. Esta é a imunidade adaptativa, aprendida e construída diariamente. As vacinas ensinam o corpo a ter a imunidade adaptativa específica que queremos, o que nos ajuda a ficarmos imunes.

MATÉRIAS-PRIMAS

Para tudo funcionar no corpo, precisa-se de energia na forma de ATP, como se fosse a eletricidade. Para esta energia ser gerada precisamos de glicose, aminoácidos, proteínas, lipídios, vitaminas e íons, que estão em uma alimentação saudável, sem que precisemos de suplementações. Estas matérias-primas de alimentos, ou de laboratórios, não lhe farão mal a saúde e serão eliminados quando em excesso. A imunidade é construída, não dá para comprar imunidade pronta em medicamentos! São nossas células que a constrói!

Produtos não aumentam a imunidade, pois são insumos para a produção de ATP se estiver faltando. Se um produto prometer melhorar, recuperar, propiciar ou ser fundamental para ter imunidade, desconfie, leia muito sobre em publicações científicas ou consulte profissionais de saúde comprometidos com a saúde dos pacientes e não com seus patrocinadores.

REFLEXÃO FINAL

Imunidade é a proteção frente aos agressores como as bactérias, vírus, fungos e parasitas. Um dos dois mecanismos mais eficientes, nascemos com ele, é a inflamação. O outro mecanismo é aprendido por adaptação, é o sistema imunológico, incluindo-se a proteção oferecida contra o câncer. Todos os dias temos células atípicas geradas nos trilhões de mitoses e que são eliminadas pelo sistema imunológico.

A imunidade depende de nós: a alegria de viver, o otimismo e a gratidão nos levam a bons hábitos como alimentação adequada, atividades físicas e mentalidade tranquila. As decisões para se chegar a iso na vida desde cedo, vem do interior de cada um e é aprendido, mas precisa-se de coragem para mudar a realidade individual.  

Alberto Consolaro 

Professor Titular da USP  
FOB de Bauru 

consolaro@uol.com.br   


Nenhum comentário: