AGENDA CULTURAL

13.4.24

Aumento súbito do lábio: iatrogenia? - Alberto Consolaro

Aumento súbito do lábio pelo edema angioneurótico


Não é comum, mas não é raro. De repente, o lábio incha quase subitamente de forma assimétrica com a pele e mucosa com superfícies preservadas. Fica desconfortável levemente dolorida, mas sem dor e sem coceira. Pode acontecer também nas pálpebras, úvula e língua, além de outras áreas, como mãos, pés e órgãos genitais.

O susto é grande, pois em poucas horas o volume é impactante. Se não tem história familiar da doença, o diagnóstico quase sempre deve ser edema angioneurótico adquirido, mas recebe outros nomes como angioedema ou edema de Quincke. Há casos familiares ou edema angioneurótico hereditário.

Com as mucosas da boca, orofaringe e vias áreas acometidas, ao inspirar o paciente pode emitir um som ofegante na respiração e, nestes casos, se deve procurar um serviço médico de urgência, para evitar-se obstrução total. Se a mucosa afetada for a do aparelho digestivo, o seu edema pode levar a náuseas, vômitos e cólicas.

CAUSAS

O edema angioneurótico não é alergia ou processo alérgico e foi nominado “angioneurótico” por ter sido descrito pela primeira vez em pacientes com transtornos psicológicos ou psiquiátricos em 1882, por Heinrich Quincke, mas esta relação não existe!

Ele é uma manifestação esporádica de uma deficiência de inibidor da bradicinina, um mediador inflamatório que induz o edema. A inflamação é mecanismo de defesa contra qualquer tipo de agressor e forma edema ou inchaço. Quanto os tecidos são agredidos, desde um muito discreto traumatismo ou até uma cirurgia, vários mediadores são liberados e ficam ativos por minutos, mas logo são inibidos por outras substâncias. Desta forma, o organismo consegue controlar a intensidade de uma resposta inflamatória pelo edema.

Pode ocorrer após uma injeção de agulhas em tratamentos estéticos e odontológicos, manipulação da região para o tratamento dentário, uma mordida na região com microtraumatismos por alimentos cortantes, certos medicamentos a ser identificados para cada paciente, como os anti-hipertensivos. E os pacientes culpam imediatamente o profissional que fez o procedimento que o induziu. Até explicar ao paciente e aos demais profissionais que desconhecem o problema, leva-se tempo e muitos desgastes.

Em alguns casos, ocorrem após uma coceira mais forte, ou frente a exposição ao frio intenso. O estresse psicológico prévio a uma destas causas pode acentuar o edema como os períodos que antecedem procedimentos operatórios e dentários. Mas só ocorre em quem tem esse defeito adquirido ou herdado. 

CUIDADOS, PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Se ao inspirar o paciente emitir um som ofegante na respiração se deve procurar um serviço médico de urgência, para evitar-se obstrução total. Se a mucosa afetada for a do aparelho digestivo, o seu edema pode levar a náuseas, vômitos e cólicas.

Pode acontecer em qualquer idade, mas 75% dos pacientes têm até 15 anos de idade. Os episódios podem ser recorrentes e imprevisíveis em qualquer parte. O pico de sintomas se dá 12 e 24 horas, podendo durar até cinco dias. A instalação do edema costuma ser lenta e gradual, e ocorre geralmente em torno de oito horas, embora no abdome e laringe, o angioedema pode instalar-se mais rapidamente.

Estima-se que 25% a 40% das crises de Edema Angioneurótico evoluem para óbito por asfixia, quando não tratadas. O edema de alças intestinais é frequente e incapacitante, e a dor abdominal pode ser a única manifestação durante a crise.

O angioedema hereditário não tem cura definitiva, mas há tratamento disponível para controle e prevenção das crises e suas consequências, pois pode ser fatal. O diagnóstico definitivo deve ser feito medindo se a quantidade do mediador inibidor da bradicinina no sangue e geralmente está diminuído. Para o diagnóstico diferencial é importante considerar que não tenha coceira ou urticária, nem dor aguda.

Na formação e no treinamento de profissionais se deve ensinar como diagnosticar, prevenir, tratar e se conduzir frente a um edema angioneurótico, especialmente quando se intervêm nos tecidos moles como na harmonização facial, cirurgias estéticas e correções de fissura labial. Deve-se ressaltar que existe terapia preventiva para as crises de Edema Angioneurótico a ser evitadas e que podem ser tomadas antes dos procedimentos operatórios a ser realizados.

REFLEXÕES FINAIS

As injeções labiais estéticas e de produtos na derme e submucosa, podem eventualmente induzir um edema angioneurótico que pode ser atribuído impropriamente como uma reação inflamatória e alérgica ao produto e ou à técnica aplicada. Na mídia isto é frequentemente relatado, e infelizmente, quase sempre, o paciente foi assistido de forma inapropriada. Quando o paciente não sabe ser portador da doença e boa parte dos profissionais da saúde a desconhecem, falham o diagnóstico e as abordagens preventivas e terapêuticas.

Medidas médicas terapêuticas medicamentosas de controle e ou de emergência devem ser tomadas com base no conhecimento da doença. O paciente deve ser esclarecido e o suporte médico-odontológico é essencial para que não se atribua como uma reação tóxica, alérgica e ou inflamatória do procedimento, do produto e/ou da técnica. Estudemos.   

Alberto Consolaro 

Professor Titular da USP  
FOB de Bauru 

consolaro@uol.com.br   

Nenhum comentário: