Sérgio Vaz, poeta e agitador cultural, estará em Araçatuba, participando do 7.o Festival Literário de Araçatuba. Estará entre nos dias 30 e 31 de outubro. Fundador da Cooperativa Cultural da Periferia, com sede em Taboão da Serra.
Não é um poeta alienado, isolado na torre de marfim, escrevendo para os anjos. Ele faz poesia onde a palavra de salto alto nem imaginava chegar, antes de ser poeta a pessoa precisa ser cidadã, afirma a jornalista Eliane Brum. Transformar a palavra em faca.
No livro "Literatura, pão e poesia", as crônicas explicam a sua teoria literária. "São crônicas em namoro com a poesia, claramente descritiva, quase contos, em espaço de opinião e indagação", afirma Heloísa Buarque de Holanda no prefácio.
Com o trabalho da Cooperifa, "a periferia nunca esteve tão violenta: pelas manhãs, é comum ver nos ônibus, homens e mulheres segurando armas de até quatrocentas páginas. Jovens traficando contos, adultos, romances. Os mais desesperados, cheirando crônicas sem parar" - ironiza Sérgio Vaz.
Pose-se dizer que Araçatuba é uma cidade onde a literatura se faz presente em quase todas nuances estéticas
CALENDÁRIO DO EVENTO
Um comentário:
Muito bom
Postar um comentário