AGENDA CULTURAL

4.4.07

Rir é pecado


Hélio Consolaro

Não vou abordar o assunto sob o ponto de vista evangélico, porque dele conheço quase nada, minha formação é católica, por isso pergunto ao leitor se já viu imagem, pintura ou qualquer ícone de santo ou Jesus Cristo em que estivessem rindo?

Desde pequenino, somos educados a se comportar na igreja como se estivéssemos num velório.

- Respeito, menino! Aqui é casa de Deus!

Nos momentos alegres da vida, sempre ouvia estas frases:

- Está do jeito que o diabo gosta!

- Muito riso agora, é sinal de choro depois.

Assim foi meu catecismo na antiga capela São Benedito, no bairro Santana, em Araçatua. Temos ainda a ideologia da Idade Média, em que apenas o diabo ria. Nos autos de Gil Vicente, o diabo é a personagem mais agradável.

O ser humano é um animal risível, é intrínseca à condição humana, então, rir, naquela época, era sinônimo de mácula e degradação, porque no teocentrismo medieval tudo que era humano se tornava pejorativo, desvalorizado.

Como nas novelas de rádio de antigamente, em que bandidos e megeras gargalhavam longamente. Era o código do produtor para o ouvinte, para mostrar que tais personagens eram más.

Minha mãe, por exemplo, com seus 80 anos, anda procurando a pintura de um Jesus rindo, gargalhando, e não acha. Então, recebi de um amigo esta foto que divido com meus caros leitores.

Uma foto minha no MSN gargalhando, só porque me apresentava feliz, incomodava meus interlocutores. Como se a alegria irritasse! Até hoje!

E para enriquecer esta crônica, reproduzo as palavras de Paulo Coelho, em Brida: "O primeiro caminho direto até Deus é a oração. O segundo é a alegria”.

Eu tenho feito da vida uma brincadeira nos últimos anos. Não leve as coisas muito a sério. Mude o foco de ver as coisas, caro leitor, só isso.

Não importam os resultados, brinque, sorria, ria muito. Jesus vivia dizendo: "alegrai-vos, alegrai-vos" e ele mesmo gostava de festas, tomar vinho, conversar com amigos. Chegou a ressuscitar Lázaro, um amigo querido, chorou por ele ao saber que havia morrido. Então! Qual a seriedade? Por que a cara fechada? Essa dimensão da brincadeira, do jogo, tem que ser aplicada a todos os momentos da vida. Em qualquer coisa que estiver fazendo, esteja ali tão totalmente que o final será irrelevante.

E encerro com Brida: "Ao encontrar o caminho precisamos ter coragem para dar passos errados".

7 comentários:

Anônimo disse...

Ufa! Enfim os ânimos melhoraram por aqui...rsrsrsrs...
Pensou que iria ficar livre de minhas observações?! Não mesmo, garotinho! Nunca me esqueço quando disse-me cabisbaixo que alguém nem lia o que vc escrevia e não valorizava o seu trabalho. Prometi que o faria com todo o prazer...se não o faço com mais freqüência...é porque o trabalho, o estudo etc. me impedem...mas sempre que possível, aqui estarei! Uhuuuu...rsrsrs...
Sim, além da oração com DEUS ser a verdadeira "comunhão"...a alegria, o riso...vêm da alma e é exatamente por isso que incomoda a tantos! Já pensou que dançar também faz parte da alegria? Mirian dançou quando se alegrou (agora não me lembro em que livro da bíblia está escrito...deveria, até porque leio tantos livros...mas deixa estar).
Olhos de mel...dê alguns passos errados e venha dançar comigo e dar um sorriso REAL...aquele que reflete do coração...da alma!!!!!
PRINCESA

Anônimo disse...

EU AMEI ESSA PINTURA QUE VC. FEZ.EU TBM.SEMPRE PROCUREI UMA IMAGEM OU QUADRO DE UM JESUS FELIZ. AFINAL DAS CONTAS SERIA ELE SORRINDO PRA NÓS, NÃO É VERDADE. EU SIMPLESMENTE AMEIII.ABRAÇOS DA BENE!!!!!!!

Lallá disse...

Ki texto bacana;informativo.Posso usar a imagem num trabalho na web ?
obrigado.

Hélio Consolaro disse...

Laércio, pode usar o texto (com o crédito) e a imagem. Aliás, ela não é minha. Abraços

Unknown disse...

Olá!
Se me permitem enaltecer a respeito:
Acreditem, o riso já foi classificado como pecado na Idade Média, e mais do que isso, era um crime. O crime mais estúpido de todos os tempos, pois o riso é algo involuntário e não é prova de descrença em Deus.
Eu não sei exatamente a ordem cristã que perseguia o riso (creio ser a ordem dos beneditinos)para eles o riso era infundável para um cristão, segundo eles, o riso era uma demonstração satânica (segundo as lendas só o mau gargalha e o bem sofre e chora) e aquele que ria demonstrava que não tinha temor por Deus, e se não tinha temor por Deus, era descrente e sendo descrente, era a isca do Diabo. Um bom cristão, seguidor da leis de Deus, nunca ria, em hipótese nenhuma, ele mantinha a seriedade em todos os momentos para provar que temia a Deus, porque quem teme não consegue rir, daí a cobrança da seriedade por parte daqueles monges beneditinos, não sei se houvem punições para quem ria, creio que advertências uma vez que hoje não se tem como provar que alguém riu, imagina naquela época onde a tecnologia era inexistente. As consequências nefastas do riso segundo os católicos da época era a de que o riso deformava o rosto e atrofiava o cérebro, óbvio que os ignorantes acreditariam, outra desculpa deles era a de que Cristo nunca riu em vida, que ele manteve a seriedade e que isso já era prova de que rir era demoníaco e que quem temia a Deus não ria, ou seja, desde a Igreja até as escolas o clima era de total velório. Recomendo o filme O NOME DA ROSA, é um exemplo clássico do que faziam os católicos beneditinos lá pelo ano de 1327 na Itália. Rir era proibido e pecado, e a temática do filme gira todo em torno da questão do riso, que na verdade era uma meriticulosa invenção dos sacerdotes para dominar os pobres. Mais tarde, descobriu-se que a verdade se manisfetava também através da comédia (riso, gargalhada) e então o riso passou a ser visto como "algo normal".
Essa é a prova do quanto mal pode fazer uma religião quando as massas são manipuláveis, como o brasileiro.

Anônimo disse...

Sabe me dizer de quem é essa imagem? Onde encontro ela completa?
Kelly

Hélio Consolaro disse...

Faça uma pesquisa reversa de imagem no Google. Ou então clique aqui: https://www.google.com/search?sa=G&hl=pt-BR&tbs=simg:CAQS_1AEJAPYjSCRpiNYa8AELELCMpwgaOgo4CAQSFPknlhu1FsYjtDmyKqA9kTjpDP8jGhr3UCJ7MaaRy04loNHKu1q8BeQ2VBMtX7ZZ2CAFMAQMCxCOrv4IGgoKCAgBEgQjh0i7DAsQne3BCRqQAQogCg1waWN0dXJlIGZyYW1l2qWI9gMLCgkvbS8wNnozN18KGAoFaGFwcHnapYj2AwsKCS9hL2JmNmRrZgoZCgdwcm9waGV02qWI9gMKCggvbS8wNjZkdgobCglmaW5lIGFydHPapYj2AwoKCC9tLzBtZzF3ChoKCHBhaW50aW5n2qWI9gMKCggvbS8wNXFkaAw&q=quero+ver+na+quimioterapia&tbm=isch&ved=2ahUKEwijqpTSop31AhWQpZUCHS8-CDMQwg4oAHoECAEQMg&biw=994&bih=422&dpr=1.38