AGENDA CULTURAL

5.4.07

Merece muitas loas


Hélio Consolaro

O Sr. Kunivo Takahashi comemora 80 anos de vida hoje. Poucas pessoas têm o privilégio da longevidade. Em passado recente, chegar aos 60 era uma saga. Pelos caminhos da tecnologia e do avanço da medicina, daqui a alguns anos, muitos farão a festa dos 100 anos. Comemoremos! A previdência social que se dane!

Outro dia, houve a festa do Dr. Renato Monteiro. Agora, a do Sr. Kunivo. Sem me referir àqueles octogenários que mensalmente estão nos bancos, recebendo seus proventos de aposentados, cuja festa fora mais simples ou a data passara até despercebida pela família.

E os pessimistas ainda dizem por aí que a vida piorou. Melhorou até àqueles que moram nas bordas da pizza socioeconômica.

Menino tabaréu, vindo da zona rural, lembro-me quando ia, todo alegre, com os olhos brilhantes, acreditando no futuro, comprar meus materiais escolares na Livraria dos Amigos antes de chegar ao final da rua Carlos Gomes, onde fica até hoje o Instituto de Educação. Era como se eu estivesse adquirindo minha carta de alforria à prestação, pagando um pouco todos os anos.

Nos discursos de formaturas, nos lembramos dos professores, funcionários da escola, também agradecemos os pais e parentes pelo apoio, mas nos esquecemos completamente de quem editou e imprimiu os livros, fabricou a régua, o caderno e o lápis. Os comerciantes, como o Sr. Kunivo, que vendem tudo isso no balcão, passam ao largo das homenagens dos formandos. Como se vender livros e cadernos não fosse diferente de vender drogas.

Acordei com essa importância do Sr. Kunivo Takahashi em minha vida quando a Livraria dos Amigos completou 70 anos de existência. Não estou dizendo do membro honorário da Academia Araçatubense de Letras, nem das outras atividades culturais de que ele participa em Araçatuba. Só pelo fato, primeiro o pai (Rintaro) e depois ele persistirem no ramo de venda de produtos escolares (e livros) por tanto tempo, merecem da sociedade medalhas e muitas loas.

Sinto-me orgulhoso de ter participado da trajetória do Sr. Kunivo, primeiro como consumidor e agora ter nas prateleiras da Livraria dos Amigos meus livrinhos. Esta Entrelinhas não é homenagem fabricada, nem marketing encomendado, porque ela nasceu do pulsar do coração deste croniqueiro.

Sr. Kunivo, parabéns! Com 80 anos, está com o sorriso e a aparência de rapazinho. Peço a Deus que eu esteja na sua festa de 100 anos. Tenho certeza, ela acontecerá!

Nenhum comentário: