AGENDA CULTURAL

8.1.12

UMA ANÁLISE SOBRE O FACE E SEUS GRUPOS SOCIAIS



A amiga virtual Maria Tereza Marçal Cardoso, do blog Pimenta e Poesia, publicou o texto abaixo, muito oportuno e atual. Reproduzo aqui para o deleite dos internautas do Blog do Consa. Boa Leitura!

A vida é mesmo muito engraçada e dá muitas voltas! Desde o boom do facebook até uns dois meses atrás eu o odiava. Pior: desprezava .......
(desprezo é o pior dos sentimentos para quem recebe, claro). Achava o face chato, complicado, entediante. Ignorava completamente essa rede. Pra piorar, assisti ocasionalmente o filme "A rede social". Pronto, foi a gota d'água que faltava pra eu sair com os meus discursos éticos a respeito do bendito Marck Zukeimberg, o nerd maravilhoso e solitário que soube pegar as carências dele e fazer uma bela limonada, adoçada com milhões, zilhões de dólares. Vai ser inteligente assim lá na PQP ! (Desculpa, gente, único palavrão que cabe aqui, mesmooooo!). Então...na verdade eu não questionei a rede em si, ao ver o filme, mas a postura que o filme retrata a respeito do Marck (que continuo discordando...). O fato é que, como blogueira atuante, acabei descobrindo no face coisas muito legais, muito interessantes e a paixão por ele me tomou completamente. Aprendi rapidamente a usá-lo e a retirar dele o melhor: o contato com pessoas novas, o reencontro com amigos de infância, antigos colegas de trabalho, ex-alunos já adultos, alunos adultos dos meus cursos, sobrinhos que moram na capital, pré-adolescentes leitores de meus poemas infantis (turminha do Colégio Cenecista Educare de Itaúna), meus amigos queridos de Araçatuba (pessoal da Cia dos Blogueiros, minha tribo de coração), enfim...somado a todas essas pessoas que eu adoro, a possibilidade de trocar cultura, conhecimento e informação. 
Maria Tereza

Ocorre que, ontem a noite, quase madrugada, me peguei pensando no quão rico sociologicamente é o face e fiquei rindo, sozinha...refletindo...Aqui rola de quase tudo e é muito engraçado observar: há diversos grupos com características em comum que me chamam a atenção. Vamos ver se me recordo de todos os que tenho conhecido: 
  • Solteiros-baladeiros-animados e romanticamente adoráveis e fashion. Grito de guerra: uhuuuuuu! Postam de fuxiquinhos inofensivos a moda e beleza. (Adoro!)
  • Católicos praticantes que amam a Bíblia e têm como missão evangelizar ou orar no face. Só postam orações ou um volume excessivo delas. (Respeito)
  • Católicos radicais-conservadores: a noção de pecado os impede de viver a vida e serem felizes (Respeito e lamento).
  • Cristãos "na boa": são democraticamente do Bem e sabem que nada imposto não rola, não funciona (Aplaudo!).
  • Divertidos de plantão: quando eles chegam vem junto a alegria. Catam toda e qualquer piada, nem sempre com muita noção...mas não o fazem por mal, acham graça em tudo mesmo...rs (Adoro esse povo!).
  • Cientistas céticos: questionam a existência de um ser superior que tudo criou e tudo rege. Representam um contraponto importante do ponto de vista teológico-filosófico. Gostam de um bom debate e o fazem com total classe e inteligência. (Ouço, presto atenção, pois amo um bom debate nesse nível.)
  • Professores militantes em prol de uma educação de qualidade e de  salários dignos para a classe: têm a tendência de só postar sobre o assunto, o que não é bom. Sofrimento tem limite! Faço parte também - TAMBÉM desse grupo, mas não consigo focar mais tanto nas questões da educação, minha vida como professora de escola pública da periferia já é muito punk...socorro...né? 
  • Intelectuais: são meio tipo "rapidinha", sabe...: entram afoitos, no maior tesão, fazem o que têm a fazer e saem logo. kkkkkkkk (Lamento demais...amo os intelectuais, tenho vários amigos assim). Não te dão tempo nem de dar um "oieee!". Quando você chega a digitar a vogal i...putz...ele já foi...kkk
  • Loucos por bichos: cães, gatos, cavalos, pulga, piolho, carrapato...falou que é bicho, eles curtem. Amo esse povo, mas só tem um probleminha: gente...menos...menos...dá um tempo pros bichinhos senão o povo acaba tomando raiva em vez de gostar e respeitar (eles vão me matar por falar isso...kkkk). 
  • Os adoráveis: postam-de-tudo-um-pouco e ainda contam experiências e historinhas pessoais. Você acaba conhecendo a mãe, o namorado, os filhos, a faxineira, o bichinho de estimação, o cardápio do natal. Esse povo me encanta. Amo.
  • Os gurus musicais: te pegam pela mão e te levam num viagem musical fascinante, postando vídeos muito legais, novos e antigos. Muito bom! Principalmente quando já é tarde da noite e você tá a fim de ouvir uma música boa, antes de dar boa noite pro seu notebook, porque o marido já tá reclamando sua presença na cama. kkkkkk tadinho!
  • As quarentonas-lindonas-inteligentes: opaaaaaaa! Pisei no meu próprio calo agora!Aqui também me incluo e a todas as mulheres lindas e gostosas fora dos padrões de idade e beleza pré-estabelecidos. São cultas, independentes e donas do próprio nariz. O que não significa que estão dando beliscão em azulejo não. Never. São danadas, trabalhadeiras e sabem o que querem. E ponto. O problema maior desse grupo é que elas não podem ver uma foto do Jonnhy Deep ou um hit romântico: se deixar, arrancam os próprios cabelos e choram....kkkkkkkkkkk
  • Os sem-noção: postam tudo o que é de mal gosto, preconceituoso e que ridiculariza e degrada o ser humano. Desses...afff...eu corro!
  • Por fim, um grupo que emociona e mexe demais comigo são os poetas, escritores, gente generosa que publica seus textos incríveis e compartilha sua poesia e o amor que trazem no coração, traduzido em versos. AMO.AMO.AMO esse povo. Não vivo sem. 
A riqueza sociológica e filosófica do face consiste justamente nessa diversidade. Não vivo sem nenhum grupo, preciso de todos para me sentir pensante e atuante. Posto no meu blog e em ato contínuo, mando pro face. Meu blog ganhou uma visibilidade que me emociona, o que comprovo pelas estatísticas diárias do blogger. Minha cabeça nunca esteve tão lúcida e tão plugada na vida e nos seus processos e isso devo também a todos que tenho tido o prazer de conhecer, ainda que virtualmente. Críticas às redes sociais à parte, não podemos negar que o facebook trouxe novas perspectivas para o conhecimento e para o relacionamento humano. Nada substitui o contato real, mas penso que o face é hoje uma ponte interessante que temos entre nós e o mundo. Só nos resta querer a troca, o contato, a proximidade e saber utilizar, usar bem e em prol de coisas legais. 

Um beijo a todos os face-maníacos (ou facebookeanos como diz o Luiz Mascarenhas, grande professor de História de Itaúna e também adepto). Beijo...povo!

3 comentários:

HAMILTON BRITO... disse...

Esta mulher, a dama da poesia mineira, é um " capeta". Ela prefaciou meu primeiro livro virtual.

Unknown disse...

Esse homem me ama....kkkkkkkkkk obrigada pelo elogio, a recíproca é verdadeira. Ele prefaciou o meu primeiro ebook também, esse poeta danado e contista dos melhores que eu conheço. Isso é amor antigo...rs (vai...mexe com quem tá quieta). kkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Ops..passou um errinho grave: mau gosto e não mal gosto. Peço desculpas! (isso é praga do Zé Hamilton...tudo culpa desse mardito...afff kkkkkkkkkk).