AGENDA CULTURAL

14.3.13

Cupim casqueirado de Araçatuba vence concurso



A gastronomia de Araçatuba está em alta. Tudo por conta do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo que aconteceu nesta quarta-feira (13), na cidade de São José do Rio Preto. O tradicional cupim casqueirado, prato típico de Araçatuba, participou e ficou entre os vencedores do concurso. O prato foi apresentado pela equipe da Choppompeu, comandada por Celso Gonçalves da Silva.

O prato araçatubense, que competiu com apoio da Secretaria Municipal de Turismo (SMT), ficou entre os cinco finalistas e disputará a final do Festival no mês de junho, em São Paulo. O evento é uma realização da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e da Revista Prazeres da Mesa, com o apoio do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

O festival tem como objetivo consolidar a gastronomia paulista como um dos mais ricos atrativos do turismo do Estado, tecendo uma rede de endereços e informações culturais sobre sua culinária, seus pratos, sua história, produtos e cidades onde se originaram, transformando-os em um Guia Turístico-Gastronômico.


De acordo com o coordenador estadual da secretaria de Turismo, Maurício Juvenal, a secretaria tem buscado desenvolver programas com caráter regional para resgatar a gastronomia do estado. “A proposta do festival é resgatar as nossas origens”, disse.

COMEMORAÇÃO
O presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Araçatuba, Euflávio de Carvalho, esteve no local e falou da importância desta seleção para Araçatuba.

“Isto faz com que Araçatuba seja projetada no âmbito estadual e nacional, abrindo portas para que consiga almejar o tão sonhado polo turístico regional, que há muitos anos busca por isso”, concluiu.

Há 10 anos no ramo, o proprietário da Choppompeu, Celso Gonçalves, disse que se inscreveu no concurso para projetar o cupim nacionalmente e, com isso, levar o nome de Araçatuba para todo País.

“Eu só tenho que agradecer minha equipe. Ela foi a responsável por esta conquista. É uma alegria muito grande, uma vitória mais para Araçatuba do que pra mim. Quem ganha com isso é o turismo da cidade”, declarou.

Estiveram presentes o diretor da secretaria municipal de Turismo, Jair Gonçalves, a diretora Regional do Turismo, Magali Bressan Correa e o ex-secretário de Turismo, Carlos Gilberto Nova.

Nenhum comentário: