AGENDA CULTURAL

20.7.13

Araçatuba lança esforço regional por faculdade de medicina

Prefeito de Araçatuba, Cido Sério, recebe representantes de outros 11 municípios para ato conjunto em favor de novo curso de Ensino Superior
Foto da solenidade no auditório do gabinete do prefeito Cido Sério, Araçatuba
Araçatuba foi cenário, nesta sexta-feira (19), do lançamento de um ato para requerer, do Governo Federal, a instalação de um curso de Medicina para o município. A reunião, que aconteceu no auditório do Paço Municipal, reuniu o prefeito Cido Sério e representantes de outros 11 municípios, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e diretores de Saúde, vereadores e convidados.

O ponto principal do ato foi a assinatura de um termo que será entregue aos ministérios da Educação e da Saúde. O texto do documento afirma que “a Faculdade de Medicina vem atender a uma demanda social na área de Saúde e contribuirá para remover uma melhor distribuição desses profissionais em toda região noroeste do estado”.

Na oportunidade, Cido Sério recepcionou o prefeito de Andradina, Jamil Akio Ono; o prefeito de Birigui, Pedro Bernabé; o prefeito de Braúna, Vander Guerreiro Bosco; o prefeito de Coroados, Hélcio Carrilho; o prefeito de Glicério, Itamar Chiderolli; o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira; o prefeito de Promissão, Hamilton Foz e a prefeita de Auriflama, Ivanilde Della Roveri Rodrigues. Alguns municípios enviaram emissários, como a prefeita de Bilac, Sulei Orsatti, que foi representada pela diretora de Saúde, Fábia Takanashi; o prefeito de Mirandópilis, Francisco Momesso, representado pela vice-prefeita Zezé Zanon e o prefeito de Sud Menucci, Júlio Gomes, que foi representado pelo vice-prefeito Saul Borestain.

APOIO
No lançamento do ato, o secretário de Saúde de Araçatuba, José Carlos Teixeira, destacou que a instalação de um curso de Medicina no município vai beneficiar toda a região, que terá maior e melhor mão de obra para atender à população. Ele destacou, ainda, o fato de a faculdade abrir novas oportunidades para futuros profissionais da área na região que não precisarão se deslocar a outras regiões do País para estudar.

O prefeito Cido Sério, em seu discurso, enfatizou que o documento será entregue nos ministérios pelos representantes de todos os municípios da região, que irão em caravana para Brasília. “Não é uma demanda fácil, nem rápida, mas vamos tentar juntos. Não estamos pedindo um curso que vai favorecer não apenas uma região administrativa, mas toda uma parte do Brasil, incluindo até os estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Paraná. Estamos no centro de uma parte do País que tem uma demanda grande por um curso superior nesta área”, destacou Cido Sério.

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, falando em nome de todos os prefeitos presentes e representados, disse que a região está focada e unida por este pedido junto ao Governo Federal. “Temos que fazer prevalecer a nossa força política. Temos que trabalhar firme para que este benefício se torne realidade. Este é um bem comum a todos nós, por isso, precisamos estar unidos. Vamos trabalhar em solidariedade”, afirmou Bernabé.

O vereador e presidente interino da Câmara de Araçatuba, Cido Saraiva, fez um discurso em nome de todos os representantes de legislativos da região. Ele protocolou apoio dos vereadores em favor da demanda e disse que as câmaras municipais vão trabalhar em conjunto para reforçar o pedido junto aos ministérios das Saúde e da Educação. De Araçatuba, estiveram presentes também os vereadores Beatriz Soares Nogueira, Rivael Papinha, Jaime José da Silva e Gilberto Batata Mantovani.

CONSIDERAÇÕES
O Termo de Apoio, assinado pelos representantes dos 12 municípios presentes ao ato, enumera alguns argumentos para sensibilizar o governo federal a atender ao pedido. Uma das considerações é a de a região do estado de São Paulo com interesse na vinda da Faculdade de Medicina compreende mais de 43 municípios e tendo a cidade de Araçatuba como sede da 9º região administrativa, que, por ora, recebeu um aporte financeiro do Governo Federal de cerca de R$ 5 bilhões em investimento nas áreas de habitação, infraestrutura, logística, saúde, bem como para a indústria naval, por meio de construção das barcaças no estaleiro e o centro coletor para estocagem de etanol na plataforma da Petrobrás.

Também destaca que a região de Araçatuba é o segundo maior polo produtor de bioenergia do País, se faz presente como importante centro de produção agropecuária integrada às atividades agroindústrias, além de ter nos últimos anos norteado sua gestão administrativa em políticas sociais, industriais e desenvolvimento sustentável, portanto, vive um momento importante em sua história.

O documento afirma, ainda, que a população da região noroeste do estado de São Paulo tem aproximadamente 728.743 mil habitantes, o que corresponde a 1,8% da população do estado de São Paulo.

Também é motivo de destaque o fato de a região de Araçatuba, com ampla rede hospitalar, atender pacientes de várias regiões do País, notadamente de Mato Grosso do Sul, com destaque para os quatro hospitais, sendo: Unimed, Santana, Benedita Fernandes, várias Santas Casas e Hospital Estadual de Mirandópolis, Dr. Oswaldo Brandi Faria, que transforma em eficiente polo regional de assistência médica e referência em diversas especialidades.

O termo enfatiza, ainda, que também estão compreendidos na estrutura de atendimento na área de saúde os aparelhos municipais e estaduais da saúde: 17 Unidades Básicas de Saúde, um Pronto Socorro, um Pronto Atendimento, Centro de Saúde, Núcleo de Especialidades, Ambulatório Médico Especializado, além de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que serão entregues à população, e a Regional da Associação Paulista de Medicina se faz presente em nossa cidade.

“Pelo exposto acima, solicitamos de Vossa Excelência a implantação de uma Faculdade de Medicina em nossa cidade. Na expectativa do atendimento desta solicitação, apresentamos protesto de estima e consideração”, diz o parágrafo que encerra o documento.

Nenhum comentário: