AGENDA CULTURAL

10.1.14

Show de Parreira & Rei Vale

Hélio Consolaro*

Sempre havia uma reclamação do mundo cultural de que sendo janeiro, mês de férias, quando as pessoas estão mais propensas a sair de casa, tínhamos pouca o quase nenhuma programação em Araçatuba.

Neste mês, a juventude que estuda fora, vinha para Araçatuba e não tinha lazer, entretenimento. Algo para saborear.
No ano de 2015, iremos abrir para apresentações de artistas jovens, bandas de garagens, por exemplo, gente que está começando agora, adentrando o mundo artístico e precisa ganhar visibilidade.

O objetivo do programa “Férias com mais cultura” é enriquecer as férias de quem fica na cidade, não viaja, oferecendo uma opção local.

A criação do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba propiciou isso a partir de 2012, porque os prêmios já foram divulgados no ano anterior (2013), e as contrapartidas podem ser apresentadas no próximo ano, no caso, janeiro, quando ainda se implanta o orçamento de 2014. Teremos quatro apresentações proporcionadas pelo selo Araçacult, que é o selo do fundo.

Hoje, 20h30, no Sindicato dos Aposentados, rua do Fico, 90, Araçatuba, começaremos com a cultura caipira, o show “Viola Divina”, de Parreira & Rei do Vale e grupo Viola da Figueira, quando se fará homenagem a Tião Carreira. Grátis.
Neste janeiro, Araçatuba foi contemplada pelo Sescoop com dois shows: Banda Estralo (infantojuvenil) e Renato Teixeira, ambos no Vívere, enriquecendo “Férias com mais cultura”.

A Prefeitura de Piracicaba não conseguiu viabilizar o show por lá, Prefeitura de Araçatuba ofereceu as condições necessárias. Mais um gol marcado pelo prefeito Cido Sério (PT).

Retirar nas sedes das cooperativas (Coopbanc, Unimed, Uniodonto, etc) mediante a doação de 01 kg de alimento não perecível, a partir de 15/01/2014 (quarta-feira).

Teremos também quatro apresentações do Sesc, que sempre contribui com as atividades culturais de Araçatuba. Gente de fora, contratada para espetáculos em janeiro, que foi incluída na programação de “Férias com mais cultura”. Todas grátis.

Queremos chamar a atenção para um show de artista local, iniciativa pessoal, com apoio de infraestrutura da Secretaria Municipal de Cultura. Trata-se do lançamento do CD “Tudo é bom”, de Talita Rustichelli, jornalista, poeta e compositora araçatubense. Será no dia 26, domingo, 20h, no teatro municipal Castro Alves. Na oportunidade, ela estará vendendo o seu disco a R$ 20,00.

Teremos musical infantil no domingo, 12/01, à tarde, 17h, no Castro Alves: O menino de trás das nuvens, da Macomunados Produções Artísticas. Grátis.

E vamos terminar com a apresentação do coral Company Vocal, da Igreja Adventista, no teatro Castro Alves, no dia 08 de fevereiro, sábado, 20h, com músicas gerais e gospel. Grátis.
Programação disponível na Secretaria Municipal de Cultura e na Prefeitura de Araçatuba. Ver também no Blog do Consa: www,blogdoconsa.blogspot.com. Aguardamos a sua presença.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

   

Nenhum comentário: