AGENDA CULTURAL

16.2.15

Caminhada Rotary pela Paz

Caminhada de 2014
Hélio Consolaro

Se você caro leitor, quiser se engajar numa luta, mas não quer saber de partido político, há o caminho oferecido pela ONU, no qual o Rotary, por exemplo, busca suas bandeiras.

Em 23 de fevereiro, o Rotary completa 110 anos de existência, por isso em Araçatuba fará uma Caminhada Rotary pela Paz no sábado que antecede a data: 21/02/2015, saindo às 9h defronte a sua sede, na Av. da Saudade, 964; chegando às 11h na praça João Pessoa, quando encontrará um show da cantor Talita Rustichelli acontecendo desde as 10h30.

Não se caminha pela paz inocuamente, só por caminhar, sem saber por que e para que está caminhando. A paz não é ausência de guerra entre estados e nações, mas a construção de uma cultura que reprove a violência como método de resolver os problemas.

Cada pessoa pode construir a paz a seu redor. Não queremos a paz dos cemitérios, nem aquela conquistada pela subserviência, mas uma paz construída por comportamentos e atitudes pacíficas. 
A prova quadrupla do Rotary tem esse objetivo:
Do que pensamos, dizemos ou fazemos:

1 - É a VERDADE:
2 - É JUSTO para todos os interessados?
3 - Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
4 - Será BENÉFICO para todos os interessados?

Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu Oito Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países até 2015 (já estamos nele).

1.     Reduzir pela metade o número de pessoas que vivem na miséria e passam fome.
2.     Educação básica de qualidade para todos.
3.     Igualdade entre os sexos e mais autonomia para as mulheres.
4.     Redução da mortalidade infantil.
5.     Melhoria da saúde maternal
6.     Combate a epidemias e doenças.
7.     Garantia da sustentabilidade ambiental.
8.     Estabelecer parcerias mundiais para o desenvolvimento.

Nós, rotarianos, se quisermos ser um testemunho positivo de nosso clube não podemos nos esquecer da prova quádrupla, nem dos oito jeitos de mudar o mundo. Se não estamos fazendo, pelo menos devemos apoiar quem está pondo em prática tal ideário.  

O Rotary Internacional com que colabora cada clube de sua cidade pratica o combate à paralisia infantil e procura ser  filantrópico. Isso está entre os oito jetos para mudar o mundo da ONU. Participe, estamos esperando por você.


*Hélio Consolaro, membro da Academia Araçatubense de Letras e do Rotary de Araçatuba – Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário: