AGENDA CULTURAL

29.8.15

Araçatuba discute plano municipal de mobilidade urbana


28.08.15 - A Prefeitura promoveu a primeira audiência pública para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU). O evento aconteceu na quinta-feira (27), no auditório do Paço Municipal, e foi coordenado pelo engenheiro Aloízio de Barros Fagundes, diretor da empresa Infra Engenharia e Consultoria, de São Paulo, vencedora de licitação.


"Essa foi apenas a primeira etapa do trabalho. Especialista em tráfego, gestão, educação e segurança no trânsito, Fagundes deu ênfase ao transporte coletivo, traçando um panorama quanto a mudanças nesse serviço urbano, com apresentação de levantamento detalhado sobre número de veículos, estatísticas de acidentes e pontos críticos, de estrangulamento no trânsito”, explica o secretário de Mobilidade Urbana Tadami Kawata.

O profissional tirou dúvidas dos cidadãos presentes e anotou sugestões para o futuro Plano de Mobilidade Urbana, que terá de ser votado na Câmara de Vereadores. No mês de setembro, a empresa apresentará documento com as informações técnicas para publicação no site da Prefeitura. A próxima audiência também acontecerá em setembro.

PLANO DE MOBILIDADE URBANA

Uma das principais preocupações dos poderes executivos das cidades brasileiras refere-se aos aspectos e problemas da mobilidade urbana, que não se restringem às metrópoles ou cidades maiores. As dificuldades de trânsito também chegaram às cidades menores.

A Lei n.º 12.587, de 3 de janeiro de 2012, instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, impondo em seu artigo 24, § 4.º que os municípios elaborem seus respectivos planos para usufruir de recursos orçamentários federais destinados a obras indicadas para melhoria do sistema viário e transporte público.

Nenhum comentário: