AGENDA CULTURAL

24.8.15

O choro e o cavaquinho tomarão conta de Araçatuba - Ronaldo do Cavaquinho


Sexta-feira, 28 de agosto de 2015
Praça João Pessoa - Araçatuba-SP
Ronaldinho do Cavaquinho 
Festival de Música Instrumental - Poiesis

O festiva de Música Instrumental de Araçatuba - MIA - promoção da Poiesis, Oficinas Culturais - em parceria com a Prefeitura de Araçatuba, via Secretaria Municipal de Cultura, apresentará na sexta-feira, 28 de agosto de 2015, a partir das 20h, Ronaldinho do Cavaquinho, o homem show com seu cavaquinho na praça João Pessoa, Araçatuba. Não canta, só toca, com seu conjunto. O cavaquinho só falta falar.

Conheci Ronaldo do Cavaquinho em Conservatória, numa excursão organizada pelo grupo Amigos da Seresta. Ele canta e encanta a plateia presente em seu espetáculo.  

Ronaldo da Conceição Júnior (nome artístico Ronaldinho do Cavaquinho), 42 anos, nasceu no Méier, Rio de Janeiro, de família pobre, autodidata e estuda cavaquinho desde os 14 anos. Depois de conciliar a música com diferentes atividades, a partir de 2008 a música se torna a sua única profissão. E começa a se destacar como um instrumentista virtuoso, solista, showman, compositor e um herdeiro de Waldir Azevedo, reconhecido por musicistas, críticos, produtores e especialista em comunicação.
  

    Foi em Conservatória-RJ, considerada a cidade da música, que Ronaldinho do Cavaquinho começou a ficar conhecido e comandou durante vários anos o evento    “ SERENOITE”  que é uma tradição turística e cultural da cidade. É também o artista principal e realizador do projeto “Noites de Choro, em Conservatória”, com um público de 4 mil pessoas anualmente, em dois finais de semana de setembro.
    
     Desde 2008, realiza projetos culturais patrocinados pela LIGHT e pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado do RJ. O primeiro foi o “Show Itinerante”. O projeto esteve em mais de 40 cidades do interior e assistido por mais de 20 mil pessoas. No projeto, cerca de 3 mil crianças e jovens ouviram (muitos, pela primeira vez) o choro e a história desse ritmo musical que nasceu no Rio de Janeiro, no final do século XIX.
    
    Ronaldinho realizou um tributo inédito a Waldir Azevedo, intitulado “Cavaquinho Delicado”. Para comemorar os 60 anos de “Brasileirinho”, considerada a obra-prima do músico homenageado. Patrocinado pela LIGHT e Lei de Incentivo à Cultura. O tributo aconteceu em abril de 2009, no Teatro do SESI, no Centro do Rio. Foram 4 talkshow, exposição e documentário. Sucesso de público e crítica.
    
    Em 2011, o projeto CHORO APERITIVO, com um formato de 16 shows, com o solista anfitrião, Ronaldinho do Cavaquinho, recebendo solistas convidados, no Teatro do Centro Cultural LIGHT, no centro da cidade, com periodicidade quinzenal. O show de abertura foi com a Rainha do Chorinho, Ademilde Fonseca, falecida em 2012. A proposta contemplou diferentes instrumentos para mostrar que se pode compor e tocar choro em qualquer instrumento.
    
    Entre grandes nomes e jovens  talentos  do  gênero, Ronaldinho do Cavaquinho recebeu os bandolinistas Déo Rian e Joel Nascimento; o sanfoneiro Zé Calixto; a saxofonista Daniela Spielmann; o multiinstrumentista Dirceu Leite; gaitista Otávio Castro; Marcelo Gonçalves (violonista sete cordas do Trio Madeira Brasil); a flautista Ana Carolina; o violonista sete cordas Patrick D’Ângelo; a cavaquinista Ana Rabello; e Tiago do Bandolim.
    

     O talento de Ronaldinho do Cavaquinho também conquistou o mundo corporativo e, desde 2009, vem crescendo o número de shows realizados para além do Estado do Rio de Janeiro, chegando a São Paulo, Paraná e Brasília. Ele entremeia a música com um roteiro da história da música instrumental no Brasil desde o final do século XIX. O seu talento, suas histórias e o show com caráter de formação de plateia e informação cultural, tornam-se atrativos que despertam o interesse e emociona seu público. Uma interação mágica com o público.

Um comentário:

Jackie @belhuda disse...

Mestre, quem conhece sabe o potencial de Ronaldinho do Cavaquinho! Show imperdível aqui ou em qualquer outro lugar! Ansiosa para ouvir o dedilhar do Cavaquinho em canções como: Pedacinho do Céu, Brasileirinho, etc. Estaremos lá com certeza!!!!