AGENDA CULTURAL

20.9.15

Dez coisas que você precisa saber sobre Narcos

Assisti ao dez episódios  da série Narcos. Ando sem paciência para ver filmes, mas persisti, fui até o fim e gostei de minha perseverança. Tenho a mania de pegar a ordem cronológica de fatos recentes e me situar nela. 
Com esse exercício percebo que não percebo muito o que acontece no mundo. Percebo, sim, mas apenas pela mídia que nos informa muito mal. Talvez seja um problema apenas meu.
Quando leio um livro, assisto a um filme, procuro na internet uma resenha, um artigo que me ajude no entendimento dele. Desconfiava que a principal música série era cantado por alguém conhecido por nós. E achei a confirmação.
A resenha abaixo, feita em dez itens, me satisfez. Ela foi publicada no site Adoro Cinema. Reproduzo-a abaixo. Se achar algo mais importante, prometo acrescentar ao blog.

Por Renato Hermsdorff 

A menos de uma semana da estreia de Narcos (os dez episódios da primeira temporada estarão disponíveis a partir da próxima sexta-feira, 28 de agosto, na Netflix), a gente resolveu fazer uma listinha de 10 coisas que você precisa saber sobre a badalada produção.

Que a série acompanha a ascensão do narcotráfico na Colômbia – com consequências nos Estados Unidos – você já sabia. Que a produção executiva é de José Padilha (Tropa de Elite), com Wagner Moura no papel de Pablo Escobar também, certo?

Mas você sabia que o ator brasileiro não é exatamente o protagonista? Confira essa e outras curiosidades abaixo.

10. Narcos é uma série “americana”


Pedro Pascal e Boyd Holbrook, os agentes da DEA
Não se engane: mesmo com produção executiva de José Padilha, que dirige os dois primeiros episódios, oshowrunner Chris Brancato(roteirista de Hannibal) é o criador da série, ao lado deAdam Fierro (The Walking Dead).Narcos é uma produção internacional para o mercado mundial da Netflix. E o inglês é a língua dominante. Cerca de 60% da série é falada no idioma de Shakespeare, enquanto os demais 40% são interpretados na língua de Gabriel García Márquez. E nada de Machado de Assis. Entendeu?

09. Wagner Moura não é o protagonista

Embora Pablo Escobar seja a figura central para entender o surgimento e oboom do narcotráfico, a série é contada do ponto de vista de um agente da DEA (Drug Enforcement Administration), o BOPE dos EUA a instituição norte-americana responsável pelo combate às drogas – a mesma de Hank Schrader (Dean Norris), de Breaking Bad. Esse é o papel de Boyd Holbrook, como Steve Murphy, policial que existiu “de verdade”. É ele o verdadeiro protagonista de Narcos.

08. A série não poupa críticas ao governo dos Estados Unidos


Ronald e Nancy Reagan. Rindo do quê?
Contemplando um período que vai do fim dos anos 1970 até os 1980, Narcos não poupa críticas à política externa norte-americana em relação à América Latina, sobretudo aos governos Richard Nixon (1969-1974) e Ronald Reagan (1981 a 1989). Eles pouco se importaram com a chegada do pó nos Estados Unidos, nem mesmo quando uma onda de violência se alastrou pelas cidades estadunidenses. Para os políticos, o comunismo era uma ameaça muito mais “perigosa” – o que, inclusive, levou os EUA a apoiar ditaduras de direita por aqui. Somente quando se deram conta do volume da evasão de dólares (a voz do dinheiro) do país para a Colômbia é que resolveram intervir. E Narcos não perdoa. Yes!

07. O papel de André Mattos é pequeno, pequeno...

Além de Padilha, Moura – e do diretor de fotografia Lula Carvalho (As Tartarugas NinjaÀ Beira do Caminho), que coordena uma equipe técnica de brasileiros –, André Mattos, o Wagner Montes polêmico apresentador de TV de Tropa de Elite 2 também está no elenco de Narcos. Ele vive Jorge, um dos irmãos Ochoa, que integraram o Cartel de Medellin. Apesar de relativamente importante para a “trama”, o personagem pouco aparece – e fala menos ainda.


Amor bandido: Stephanie Sigman e Wagner Moura.

06. Dois episódios são dirigidos por Fernando Coimbra (O Lobo Atrás da Porta)

Além de Padilha, Moura, Lula e equipe, há outra prata da casa envolvida no projeto de Narcos. Fernando Coimbra, do excelente O Lobo Atrás da Porta, dirige dois episódios da série, o sétimo e o oitavo – por sinal, dois dos melhores da temporada. #ficaadica.

05. O tema da abertura também é de um brasileiro


A verdadeira Virginia Vallejo, em foto de seu site oficial, em 2009.
Não está satisfeito com a participação brasileira? Pois além de Padilha, Moura, Lula e equipe, Mattos e Coimbra, a música tema da abertura de Narcos é “Tuyo”, cantada por Rodrigo Amarante (ex-Los Hermanos), portanto, outro... brasileiro.

04. Tem (futura) bondgirl - em papel importante

É Stephanie Sigman, de 28 anos. A atriz mexicana de Miss Bala, em Narcos, vive a jornalista Valeria Velez. E, em breve (mais especificamente a partir de 5 de novembro), será vista como umabondgirl nos cinemas, com a estreia de 007 Contra Spectre. Corre a boca pequena (a.k.a. o vazamento de informações da Sony porhackers que ficou conhecido como Sony leaks) que a escalação se deu como exigência do governo mexicano, que investiu uma grana na nova aventura de James Bond. Quem liga? Ela está ótima em Narcos, obrigado.

03. Personagem central teve nome modificado

E esse personagem é exatamente Valeria Velez (Stephanie). Valeria não existiu, mas foi inspirada em uma outra jornalista, famosíssima na Colômbia, chamada Virginia Vallejo. Virginia foi amante de Pablo e teve papel de destaque na ascensão do traficante. Ela, inclusive, chegou a escrever uma autobiografia,


Imagem real dos destroços da aeronave da Avianca
chamada “Amando a Pablo, odiando a Escobar” – e Penélope Cruz deve interpretá-la em mais uma cinebiografia que está sendo preparada sobre o criminoso. Segundo Wagner Moura, “ela talvez tenha sido a única mulher mais inteligente do que Pablo”. Muito provavelmente (a informação não é confirmada), os produtores decidiram mudar o nome da personagem por questões jurídicas. A jornalista está com 65 anos e hoje vive em Miami.

02. O ator que interpreta o braço direito de Pablo Escobar perdeu um tio em um atentado aéreo provocado pelo criminoso

Aqui temos um cruzamento entre realidade e ficção. Pablo Escobar não tinha freio moral quando assunto era parar seus inimigos. Em 1989, na tentativa de assassinar César Gaviria, então candidato à presidência da Colômbia, ele explodiu um avião em pleno voo, matando 110 pessoas. Entre essas, estava um tio do ator colombiano Juan Pablo Raba. E não é Raba está no elenco deNarcos? Pior: como Gustavo Gaviria (o sobrenome é coincidência), primo e braço direito do chefão do tráfico.

01. Tem gancho para continuação

As coisas nem sempre terminam quando terminam. Mistééééério! 

Um comentário:

Unknown disse...

No mesmo NETFLIX há outra série de mais de 70 episódios, produção da TV Caracol da Colômbia, com o título: "PABLO ESCOBAR, EL PATRÓN DEL MAL" Quem não gostou de NARCOS precisa assistir. E quem gostou de NARCOS deve assistir.