AGENDA CULTURAL

8.10.15

Entrevista com Mário Bueno - escritor - 1.o lugar no concurso de contos

Mário H. S. Bueno é fotógrafo, ganhador do concurso de fotografia Cartão Postal Cidade de Araçatuba (2012). Ganhador do 3o. lugar por duas vezes no Concurso de Contos. Morador de Araçatuba. Ambos promovidos pela Prefeitura de Araçatuba-SP. É formado em Direito
Blog do Consa: Você não é visto como escritor em Araçatuba, aparece mais o fotógrafo artístico. Essa não é a primeira vez que fica entre os oito contistas destacados pelo Concurso de Contos Cidade de Araçatuba, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba.  Você é um escritor ou um fotógrafo? Como se define

Mário Bueno: Me defino como um curioso e experimentador, metido a fotógrafo, escritor e artista plástico, não necessariamente nessa ordem.

Blog do Consa: Quando escreveu "Capitão do céu" pressentiu que seria um conto vencedor? Como foi a primeira ideia, a semente do conto. Já que ele retorna ao tempo da escravidão negra e ao Nordeste brasileiro, precisou pesquisar para escrevê-lo?

Mário Bueno: Na verdade, não. Me empenhei para fazer um texto com qualidade e, sempre que possível, dentro nas normas da gramática e ortografia, mas como sei que o concurso recebe ótimos escritores, não criei grandes expectativas sobre uma possível vitória. Meu processo criativo não é muito linear e tenho várias fontes de inspiração, como fotos, pessoas, textos, etc. No caso específico deste conto, tive como impulso inicial uma frase e uma série fotográfica feita por minha esposa quando esteve na Bahia. E, não, não fiz nenhuma pesquisa específica para escrever o texto.

Blog do Consa: Que sentiu ao receber a notícia de sua classificação: 1.o lugar? Sempre participa de concursos literários?

Mário Bueno: É sempre muito bom ser premiado. Estava em viagem no Tocantins quando recebi a notícia do primeiro lugar. Fiquei extremamente feliz. Esse foi o quarto concurso literário que participei. Dos quatro, fui premiado em três. Esse, com o primeiro lugar, e outros dois em terceiro lugar.

O livro "Contos Melhores"com os textos vencedores. A página aberta no conto "Capitão do céu", primeiro lugar na categoria regional, de Mário Henrique Silveira Bueno. Leia-o acessando: http://concursodecontos.blogspot.com.br/p/livro-contos-melhores-de-2015.html   
Blog do Consa:  Você frequenta os livros literários, está sempre lendo, é rato de biblioteca, tem algum escritor preferido?

Mário Bueno: Sim, leio com frequência e gosto muito de frequentar livrarias físicas e virtuais, além de pegar livros emprestados com os amigos. Tenho me inspirado bastante em Manoel de Barros, que é, provavelmente, o escritor que mais me emociona, mas também gosto muito de Mia Couto, Saramago, Todorov, Leminsk, Eduardo Giannetti, e mais uma centena de autores que li e adorei.


Blog do Consa: Possui algum livro publicado ou tem projeto de publicar algum? Ou seus textos estão em blogs e sites? 

Mário Bueno: Tenho, sim, a ideia de publicar um livro, seja em papel ou em meio eletrônico, mas primeiro preciso escrever tal livro. Estou começando a ruminá-lo, mas ainda não coloquei-o no papel. Tenho um blog de poesias no endereço http://desversos.blogspot.com, que comecei recentemente e estou publicando meus escritos aos poucos.

Blog do Consa: Como cidadão, você frequenta as redes sociais ou computador e internet não são a sua praia?   Escreve seus textos diretamente no Word? Ou cria primeiro no papel para depois digitá-lo.
Cartão postal “Museu Cândido Rondon” –
1º Lugar - Mário Henrique Silveira Bueno - Museu Cândido Rondon - Concurso de Fotografia “Cidade de Araçatuba” - 2012, promovido pela Prefeitura de Araçatuba-SP
Mário Bueno: Tenho muita intimidade com computador, pois desde criança fui apresentado a ele, então, a tecnologia, por enquanto, não apresenta um problema pra mim. Por outro lado, tenho procurado me afastar um pouco das redes sociais, especialmente o facebook. Toma muito tempo e tem se tornado desinteressante.

Não sigo uma metologia rígida na hora de escrever meus textos. Às vezes começo no papel, às vezes escrevo direto no word, e às vezes registro as primeiras ideias no celular. Tudo depende da situação e do que estiver à mão no momento.

Blog do Consa: O tema da 7.a Jornada de Literatura foi "De leitor a navegador", tratando da migração das obras literárias para o suporte digital.  Você acredita que o livro de papel, a exemplo dos rolos de papiro, tem validade curta?

Mário Bueno:  Acho que o texto eletrônico e o texto impresso vão andar juntos, cada qual com suas vantagens e desvantagens. Eu leio bastante no computador, mas ainda prefiro o papel. Posso rabiscar, levar onde quiser, não acaba a bateria, não trava, e ainda posso dar de presente, trocar, enfim, vejo uma série de vantagens no papel, por isso acho que ele ainda tem vida longa.

Blog do Consa: Diga algo sobre o papel da arte na vida das pessoas.  

Mário Bueno: Costumo parafrasear um autor que diz que a arte não serve pra nada, que a gente faz só pra ver como é que fica. Mas, brincadeiras à parte (ou não), acho que a arte pode servir como catarse, como educação, como protesto, como manifestação e também pode não servir pra nada além de simplesmente se bastar no processo criativo e executivo. Finalizando, penso que a arte e a poesia são companheiras inseparáveis dos apaixonados, inevitáveis, coisas das quais não se consegue abrir mão.



Um comentário:

Anônimo disse...

---
Li. Gostei. Os primeiros parágrafos são primorosos. O enredo, sobe e desde, desde e sobe.
---