AGENDA CULTURAL

12.3.16

Araçatuba, com jeito de metrópole

Vista do Calçadão no local do Varal Literário
Hélio Consolaro*

No sábado, 12 de março de 2016, o Calçadão de Araçatuba estava agitadíssimo culturalmente falando. Espero que agregamos valores ao movimento comercial do dia.
 
Secretário municipal de Cultura, Hélio Consolaro (chapéu) e escritores de Araçatuba e Guararapes. Sentados: PA Lopes, Emília Goulart, Ilda Faria. De pé: Hosanah Spindola, Amarildo Brilhante, Tito Damazo, Marilurdes Martins, Arnon Gomes, Manuela Trujilo e Antenor Rosalino 
Feira do livro no Calçadão da Princesa Isabel, de 07 a 29/03, uma promoção do “Aprenda a Ler Mais”, com apoio da ALCA – Associação dos Lojistas do Calçadão de Araçatuba, com uma contrapartida de doação de 250 livros para o acervo da biblioteca municipal Rubens do Amaral.


No segundo quarteirão do Calçadão da Marechal, apresentação de capoeira, onde as pessoas  se juntavam para ver o jogo de pernas. Além disso, bailarinas vestidas como tal circulavam pelo calçadão como borboletas. 
 
Fachada da Livraria dos Amigos, há mais de 70 anos no mesmo lugar
No primeiro quarteirão do Calçadão da Marechal, os escritores fizeram um movimento medonho defronte da Livraria dos Amigos (a convite de Luciana Takahashi), com muitos poemas declamados e músicas cantadas, uma forma de comemorar antecipadamente o Dia Nacional da Poesia (14/3). Era uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba com apoio das entidades.
 
Feira do Livro do projeto "Aprenda a Ler Mais"
Escritores da Academia Araçatubense de Letras, Grupo Experimental, União Brasileira de Escritores andavam entre os transeuntes do Calçadão, inclusive o PA Lopes, de Guararapes.
 
O grupo Flor de Lis animou o Varal Literário no Calçadão, com  Beltrão, Ana Lúcia e Osmar
Hélio Consolaro (secretario municipal de Cultural e escritor, AAL), Tito Damazo (presidente da AAL), Cidinha Baracat, Marilurdes Martins, Emília Goulart, Arnon Gomes, Antenor Rosalino, José Hamilton Brito, Maria José da Silva, Hosanah Spíndola, Amarildo Brilhante, Vicente Marcolino, Manuela Trujilo, Luís Alberto, Ilda Faria, Pedro César Alves, José Valentim.
Esta foto revela o velho e o novo. Sonetista Vicente Marcolino lê um de seus sonetos, enquanto os jovens poetas Igor Cassemiro e Natan Duarte fotografam e observam 
 Mas o destaque de novos poetas e nova estética ficou com dois jovens: Igor Cassemiro e Natan Duarte, convidados do professor Amarildo Brilhante. A presença deles, a declamação de seus próprios poemas mostram que a poesia continua.
 
Bailarinas e o escritor Antenor Rosalino
De repente, não mais que de repente, gritos femininos surgem do meio da multidão. Uma mulher com vestimentas exóticas que vou chamá-la provisoriamente de Maria Doida despeja a sua loucura sem cerca e pudor, a mesma que os poetas disfarçam com falsa seriedade, contendo-a com ritmos, rimas e versos. Maria Doida põe a poesia “in natura” para andar pelo Calçadão. 


Para completar todo o barulho, para nos mostrar que a humanidade pouco mudou, o rapa expulsou o vendedor de goiaba, a sua carriola e as frutas do Calçadão, na passagem da rua Duque de Caxias. Como no tempo de Jesus, os cobradores de impostos foram escorraçados pelo povo.

Araçatuba estava com jeito de metrópole.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP   

Nenhum comentário: