AGENDA CULTURAL

14.5.16

Biblioteca de Araçatuba tem ranking on-line de empréstimos


Talita Rustichelli - Folha da Região - 14/05/2016

Em uma espécie de "Paris brasileira", as amigas Mariana e Vera vivem algumas confusões sentimentais. A primeira namora Carlos, enquanto a outra namora o primo dele, Vítor. Sabendo que Mariana é muito boa em redação, Vera pede para a amiga que escreva cartas apaixonadas para Vítor em seu lugar. 

Mariana,interessada no namorado da amiga, sofre ao escrever  e ao ler as respostas do garoto a Vera. Vítor sofre um acidente, entra em coma e, quando acorda, algumas coisas mudam.

Esta é a história da ficção infantojuvenil "Um Amor em Paris" (Quinteto Editorial), da escritora e professora mariliense Telma Guimarães Castro Andrade, com ilustrações de César Landucci. Trata-se do livro mais procurado no momento na Biblioteca Municipal "Rubens do Amaral", de Araçatuba, segundo indica o sistema de pesquisas do site da biblioteca. Como explica a bibliotecária Renata Ribeiro de Lima, o sistema é atualizado automaticamente; ou seja, "Um Amor em Paris" constava como o primeiro mais emprestado ontem, mas pode mudar de posição a qualquer instante, dependendo da procura dos leitores.

Em segundo lugar, vinha "A Casa Feita de Sonho" (Melhoramentos de Portugal), com texto do português Ricardo Alberty e ilustrações de Eliana B. Brandão. Depois de algumas decepções e obstáculos construindo sua casa com "materiais" inusitados (como numa metáfora), o protagonista resolve fazê-la a partir de sua própria imaginação. O terceiro livro mais emprestado neste ano é o clássico "Contos de Fadas", de Hans Christian Andersen (1805 - 1875), que traz um apanhado dos textos do escritor dinamarquês. 

NÚMEROS
No ano passado, passaram pela biblioteca municipal quase 14 mil pessoas, tanto com a finalidade de realizarem empréstimos de livros, quanto para utilizarem o espaço para pesquisa ou estudo. Neste ano, como afirma Renata, a média da frequência mensal até agora tem sido de 800 usuários (também com os dois objetivos citados). Uma dessas frequentadoras é a enfermeira Débora Catarino Silva, 23. Neste ano, ela aparece no topo da lista dos leitores mais assíduos, com 47 títulos emprestados até agora.

Nenhum comentário: