AGENDA CULTURAL

20.6.16

Transformar o Mercadão Municipal de Araçatuba

A foto abaixo é do acervo do Museu Histórico-Pedagógico Marechal Cândido Rondão - Araçatuba 
A construção concluída. Percebe-se que a área não estava totalmente urbanizada, ocupada 


Hélio Consolaro é pré-candidato a prefeito de Araçatuba, 2016*

O Mercado Municipal foi construído, como forma de abrigar a antiga Feira Livre, que ficava onde está hoje a Casa da Cultura Adelino Brandão, teatro municipal Castro Alves (primeiro quarteirão da rua Duque de Caxias).  

Ele foi projetado na década de 50, iniciado em 1959, reiniciado em 1967 e inaugurado em 1968. Essa interrupção se deveu a disputadas eleitorais, um prefeito não continuava a obra do outro. Além do Mercado Municipal, haveria mercados distritais.
Maquete do Mercado Municipal, um sonho dos araçatubenses da época. Esta foto é do acervo do Museu Histórico-Pedagógico Marechal Cândido Rondon de Araçatuba
Depois de instalado, criou-se a administração como se fosse um condomínio em 1974, mas foi posto em prática em 1993. Em 1996, a Prefeitura de Araçatuba fez uma reforma no prédio. Assim o poder público municipal foi perdendo sua autonomia administrativa sobre o local.  Hoje o prédio se encontra abandonado.


Segundo informações do síndico Rubens Pucci, a decadência do Mercadão Municipal se deu a partir da instalação do CEASA, porque quem fazia esse papel era ele.

Projeto da época com varanda no entorno do prédio, com teto majestoso. Foi parcialmente aproveitado. Essa foto pertence ao acervo do Museu Histórico-Pedagógico Marechal Cândido Rondon 
Depois, a venda de legumes, verduras e frutas pelos supermercados também foi responsável pela perda da função. Atualmente, não funcionam mais nem as feiras de bairro. Houve uma mudança na forma de negociar os produtos hortifrutigranjeiros. Não é possível voltar ao que era o Mercado Municipal, a proposta é revitalizar o prédio, preservar direitos e dar-lhe outra função.      

Devemos fazer do Mercadão Municipal a Agência do Desenvolvimento Econômico de Araçatuba, onde funcionarão três secretarias: Desenvolvimento Econômico, Agroindustrial, Turismo, juntamente com o Escritório do Empreendedorismo (Atende Fácil do Empresário). Ver proposta clicando aqui.

Essa agência ocupará o miolo do Mercadão Municipal, sendo preservada as lojas com portas lindeiras à calçada para seus atuais proprietários e exploração comercial. Antes, haverá um mutirão para promover os desembaraços jurídicos do prédio.

Vídeo de 2014, do canal de TV - SBTinterior, que mostra a atual situação do Mercado Municipal de Araçatuba 

OBSERVAÇÃO: caso tenha mais informações ou alguma sugestão para o Mercado Municipal, passe uma mensagem conselio@gmail.com ou pelo Whatsaap: 18 99786 9445. Ou telefone.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Vereador de 1982-1988 e secretário municipal de Cultura de Araçatuba de 2009-16

Nenhum comentário: