AGENDA CULTURAL

28.7.16

Caipira da propaganda do Posto Ipiranga

Hélio Consolaro*

A propaganda pegou: pergunte no posto Ipiranga. Estou fazendo uma crônica requentada porque o assunto já saiu de foco, mas tudo vale a pena se alma não é pequena.

No começo foi a propaganda para construir a imagem do posto que vende tudo, pois vendia até eletrodomésticos da Loja Hermes pela internet, esta fase já passou, acabou o sortimento. Já tem pai respondendo para os filhos: você está pensando que sou Posto Ipiranga?

Agora a imagem divulgada pela empresa é que há posto Ipiranga em todos os lugares. Até noutro planeta.

A publicidade sempre cria personagens, como o baixinho da Kayser, o garoto da Bom Bril, a loira da lâmina Platinum Plus, que chegava a invadir os banheiros nas escolas. O Boko-Moko do Guaraná Antártica.

O nome do caipira do Posto Ipiranga é Antônio Duarte de Almeida Júnior, 52 anos, químico de formação. O apelido dele é Batata, mas não quis ser vereador não. Fazer publicidade é negócio mais rendoso.


Bem mais novo do que outro químico, um amigo que não vou revelar o nome, apenas iniciais HHRG, morador de Araçatuba, mas que não encontrou nenhuma agência para fazer propaganda de algum produto, é apenas um quiboeiro (vendedor de Qboa, nome pejorativo de comerciante de materiais de limpeza), conforme diz seus amigos. Amigos? Na verdade, está com a vida bem melhor do que muita gente por aí.


O sonho do Quiboeiro era ser empresário de artista, mas desistiu, só tomou na cabeça. Deixou de sonhar alto, conteve sua ansiedade e se tornou um bem-sucedido comerciante. Nas artes, o máximo que conseguiu foi fazer poemas fesceninos, ser aplaudido por boêmios das altas horas.

O cara já é avô dum outro casamento, mas malha todos os dias para que a idade não apareça. Pudera! Casou com uma menina, precisa dar conta do recado. Mas o meu amigo HHRG tem um jeitão de garoto propaganda, está perdendo um grande tipo, por exemplo, garoto propaganda do antidiarreico Imosec.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor.  Membro da Academia Araçatubense de Letras

Um comentário:

HAMILTON BRITO... disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o quiboeiro em questão virou cantor de videokê, especializando-se em Valdik Soriano para ver se entra em outro segmento de mercado. O Heitor, quer dizer, o quiboeiro é uma figura. Se não existrisse , precisaria ser inventado