AGENDA CULTURAL

21.7.16

Curso de medicina de Araçatuba. Realidade?

Hélio Consolaro é pré-candidato a prefeito de Araçatuba 2016*

Para Araçatuba, ter um curso de medicina sempre é bom, ainda mais quando sua linha pedagógica é formar profissionais preocupados com as pessoas mais necessitadas de atendimento médico. Desde 1967, há 50 anos, ouço que Araçatuba merecia uma faculdade de medicina.

Não importa que governo conseguiu, que partidos se empenharam na luta, qual instituição de ensino foi contemplada, desde que o ensino seja de boa qualidade.

Todos queriam um curso de medicina numa instituição pública, como a Unesp, mas o governador Geraldo Alckmin (PSDB) não deu muita atenção para a reivindicação de Araçatuba.

Vai ser particular mesmo, do UniSalesiano, instituição com mais de meio século de presença em Araçatuba, mas teremos financiamentos e bolsas para os estudantes das classes populares.

A presidenta Dilma que lançou o programa Mais Médicos, em cujo bojo há a criação de vários cursos de medicina por esse Brasil afora, deu oportunidade a Araçatuba também para disputar o curso. Vieram ministros e muitas autoridades, houve uma grande solenidade no espaço cultural Vívere Eventi, para anunciar a conquista.

O prefeito Cido Sério que se azedou com o PT nem se lembra disso, mas quem gosta da lealdade e da justiça não se esquece.

Porém, houve gente com olho gordo e quase furou o balão de nosso sonho. Brigas lá na Bahia que refletiram no processo judicial. A pendenga foi resolvida pelo Tribunal de Contas da União. E agora o curso de medicina é realidade.

O próximo prefeito tem uma coisa a menos para pensar, isso é bom, estamos avançando.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Vereador de 1983-88 e secretário municipal de Cultura de Araçatuba de 2009-2016.

Nenhum comentário: