AGENDA CULTURAL

19.8.16

Esporte: cadastro e seletiva


Hélio Consolaro é candidato a prefeito de Araçatuba 2016*

(Introdução repetida)

O prefeito (ou prefeita) deve zelar pela beleza da cidade, cujo cenário urbano deve ser elogiado à primeira vista por um visitante, como deve cuidar da saúde, da assistência social e da educação de sua gente, mas há um item que não pode ser esquecido, ou seja, a felicidade de seu povo. 

A cidade precisa pulsar desenvolvimento, com ruas bem conservadas, mas o prefeito não pode descuidar da imaterialidade que também constrói a economia local, como o esporte, a cultura, o turismo que fazem uma urbe ficar mais humana, mais alegre, mais feliz. 

Cuidar da juventude com boa saúde, educação formal e profissionalização, mas também criar uma mente sã num corpo são, combatendo a obesidade e a vida sedentária, também é obrigação do prefeito de Araçatuba.

Há um consenso no mundo esportivo que a administração municipal do prefeito Cido Sério deixou a desejar no esporte, no lazer e no turismo.
Fiquemos hoje com o esporte. Fui buscar informações com técnicos e praticantes de atividades esportivas de Araçatuba.

CADASTRO DE ATLETAS E SELETIVAS

Há medidas simples que trazem consequências complexas e boas. Exemplo, a Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação ter um cadastro completo de todos os atletas (CPF), equipes, times, etc. (CPNJ).

Os atletas receberão uma carteirinha emitida pela secretaria dos atletas com foto e as equipes receberão certificados, registrando neles também a modalidade esportiva a que pertence o atleta ou a equipe. Isso dá reconhecimento no mundo esportivo dentro e fora de Araçatuba. 

Apenas os atletas e as equipes cadastradas poderão se relacionar com a SMELR. Forçando o cadastro, a secretaria passa a ter um mapa completo de seus talentos esportivos. O cadastro estará sempre aberto, como forma de acolhimento a todos.

Atualmente, como não há campeonatos e outras seletivas nas modalidades esportivas, qualquer grupo se arvora representar  Araçatuba em competições fora do município, reivindicando isso ou aquilo da Secretaria Municipal de Esportes.

Com os campeonatos e competições esportivas em todas as modalidades realizadas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação, além de incentivar a prática esportiva, Araçatuba será representada pelos melhores em cada modalidade.
A Secretaria deverá acolher as novas modalidades que vão surgindo no município, não desprezá-las porque são iniciantes ou praticadas por um grupo menor.    

Outro dia fui abordado por alguém da estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, me perguntando porque somente agora estou falando de esporte.
Respondi-lhe que agora sou candidato a prefeito, portanto, preciso conhecer todos os assuntos, mostrando à população que não entendo só de Cultura.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Vereador de 1983-88 e secretário municipal de Cultura de 2009-2016.   

Nenhum comentário: