AGENDA CULTURAL

28.4.17

Por que não fazer greve geral no domingo?


Hélio Consolaro*

Gente que participou de atos pró impeachment de Dilma, os conhecidos ex-coxinhas, queriam a greve geral no domingo, ou no feriado, mas então não é greve, é manifestação, coisa de gente grã-fina. Greve é ser empregado e deixar de trabalhar.

A greve é manifestação de assalariado, gente com carteira de trabalho, assinada ou não. Não é manifestação apenas contra o governo e os políticos, mas também contra o patrão, porque o patronato está adorando as reformas propostas pelo Temer. E você sabe, quando um lado está contente é porque o outro está se ferrando.

Greve é coisa de gente miúda, cuja única esperança no futuro é deixar de ser camelo. Até isso eles querem diminuir, tirar. Parece que salários do Judiciário, do Legislativo e dos cargos de confiança não causam déficit orçamentário, e eles estão aumentando a cada dia.

A aposentadoria é uma merreca, mas é uma oportunidade de arrumar qualquer coisa (um bico) depois de aposentado para melhorar a renda.

Eu apenas passei defronte da concentração do ato de "cruzar os braços" em Araçatuba. Alguns sindicatos de empregados do interior são tão patronais que não admitem "greve geral", preferem usar o eufemismo.

Não fiquei na concentração porque já estou parado, aposentado como professor, não estou fazendo greve; não parei porque vi gente que lutou pela saída de Dilma e agora está gritando "fora Temer". Minha velhice está ficando impaciente com isso.

Sei que política é isso mesmo, há gente que gosta de ser massa de manobra, uma hora está aqui, noutra pula de lado e está lá. Há muitos que pensam com o bolso.

Aliás, ouvi um pensamento que representa um pouco isso: "sei que serei manobrado a todo momento, não dá para fugir disso, mas é bom, pelo menos saber, quem está nos manobrando". Pena que a grande maioria de manobrados não sabe que são massa de manobra, na verdadesão um inocentes úteis.

Ver vídeo: argumentos sólidos contra a reforma como está sendo apresentada.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor.

Nenhum comentário: