AGENDA CULTURAL

15.2.18

ARAÇATUBA: prédio da prefeitura-rodoviária não tem alvará dos Bombeiros

Rodoviária de Araçatuba, onde funciona também a prefeitura
Hélio Consolaro
Diante da divulgação pelo jornal O LIBERAL, 15/02/2018, de que o templo da Igreja Universal da rua Marechal Deodoro não tem alvará dos bombeiros e, por isso nem o alvará da Prefeitura de Araçatuba para funcionar, revela uma certa perversidade, porque muitos prédios públicos não o tem. 

Não estou defendendo a igreja, nem atacando a atual administração, porque isso vem há tempos. Estou revelando que há uma certa hipocrisia entre nós. E o prazo devia ser maior para que prédios antigos fossem adaptados.
Templo da Igreja Universal em Araçatuba
No Estado de São Paulo, a exigência do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) ficou mais rigorosa depois do incêndio ocorrido na boate Kiss no município gaúcho de Santa Maria. As prefeituras não podem emitir o seu alvará sem a aprovação dos Bombeiros.

Não sou contra tal exigência, mas o seu cumprimento custa caro em prédios antigos. O prédio onde se encontra instalado o templo da igreja foi construído pela empresa Dias Martins, atacadista de secos e molhados na década de 60. Não sei se ele foi alugado ou comprado pela igreja.

Fui assistir ao jogo entre Palmeiras e Mirassol no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia no dia 10/02/2018. Para ser generoso com os bombeiros de lá, devo dizer que o auto de vistoria foi dado sem nenhuma visita de técnicos. Colocar 12 mil torcedores naquelas arquibancadas é um temeridade. Assim, se percebe que cada município tem um critério; no setor público, tolera-se; no privado, exigência total.

Em Araçatuba, se o AVCB for exigido a ferro e fogo dos prédios que hospedam o poder público, eles são fechados em sua maioria. Exemplo disso é o prédio onde funciona a rodoviária e a Prefeitura de Araçatuba (construído na década de 60): não tem AVCB. Quando se propõe novo prédio para ambas, não se trata de sonhos quiméricos, é uma necessidade. Só depois do incêndio é que vamos lamentar, culpar alguém pela desgraça.   

LEIA NOTÍCIA, CLICANDO AQUI

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor.     

2 comentários:

Beto disse...

Todos os prédios públicos tem que ter alvará do corpo de bombeiro para garantir a segurança. Só para lembrar que essa falta de alvará ocorreu também durante a prefeitura do lastimável prefeito Cido Sério.

AVCB disse...

Isso mesmo que eu procurava, obrigada!