Rodoviária de Araçatuba, onde funciona também a prefeitura |
Diante da divulgação pelo jornal O LIBERAL, 15/02/2018, de que o templo da Igreja Universal da rua Marechal Deodoro não tem alvará dos bombeiros e, por isso nem o alvará da Prefeitura de Araçatuba para funcionar, revela uma certa perversidade, porque muitos prédios públicos não o tem.
Não estou defendendo a igreja, nem atacando a atual administração, porque isso vem há tempos. Estou revelando que há uma certa hipocrisia entre nós. E o prazo devia ser maior para que prédios antigos fossem adaptados.
Templo da Igreja Universal em Araçatuba |
Não sou contra tal exigência, mas o seu cumprimento custa caro em prédios antigos. O prédio onde se encontra instalado o templo da igreja foi construído pela empresa Dias Martins, atacadista de secos e molhados na década de 60. Não sei se ele foi alugado ou comprado pela igreja.
Fui assistir ao jogo entre Palmeiras e Mirassol no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia no dia 10/02/2018. Para ser generoso com os bombeiros de lá, devo dizer que o auto de vistoria foi dado sem nenhuma visita de técnicos. Colocar 12 mil torcedores naquelas arquibancadas é um temeridade. Assim, se percebe que cada município tem um critério; no setor público, tolera-se; no privado, exigência total.
Em Araçatuba, se o AVCB for exigido a ferro e fogo dos prédios que hospedam o poder público, eles são fechados em sua maioria. Exemplo disso é o prédio onde funciona a rodoviária e a Prefeitura de Araçatuba (construído na década de 60): não tem AVCB. Quando se propõe novo prédio para ambas, não se trata de sonhos quiméricos, é uma necessidade. Só depois do incêndio é que vamos lamentar, culpar alguém pela desgraça.
LEIA NOTÍCIA, CLICANDO AQUI
*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor.
2 comentários:
Todos os prédios públicos tem que ter alvará do corpo de bombeiro para garantir a segurança. Só para lembrar que essa falta de alvará ocorreu também durante a prefeitura do lastimável prefeito Cido Sério.
Isso mesmo que eu procurava, obrigada!
Postar um comentário