AGENDA CULTURAL

7.7.18

O Brasil perdeu. E daí?

Philippe Close, prefeito de Bruxelas,  capital da Bélgica, publicou no Twitter montagem que incomodou até seus conterrâneos: meme (montagem de imagens) em que famosa estátua belga urina sobre um Neymar retorcido
*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Membro das academias de letras de Araçatuba-SP, Andradina-SP e Itaperuna-RJ
  Expulsaram-nos da Copa do Mundo. A classificação afunilou e não fomos competentes para permanecer entre os mais habilidosos.  Não adiante xingar, arrumar culpados; o melhor é engolir o amargor, como estamos acostumados a fazer na vida, e esperar que estejamos vivos em 2022 para o próximo certame.  Mas é possível analisar o motivo de tudo isso acontecer.
  
Aqui no Brasil, os grandes ídolos do futebol nascem nas periferias da cidade, nem sempre, de vez em quando escapam alguns pós de arroz, mas a bola ainda é instrumento mágico para garotos dos bairros. 

Assim, os clubes milionários da Europa tem seus atletas vindos do Brasil, Argentina, enfim, sul-americanos, e da da população imigrante (principalmente africanos) . Tanto cá como lá, os moleques que buscam dinheiro por meio dos clubes acabam enriquecendo-os de talentos futebolísticos de Europa. Aquela história de que Deus privilegia o monte maior acontece novamente. 

Por que os clubes europeus têm tanto dinheiro? Entre os árabes o dinheiro jorra dos poços de petróleo, na Europa a grana advém dos cassinos e da corrupção russa. E por aqui quem é a dona do futebol é a Rede Globo. E nós matamos nosso tempo torcendo como inocentes úteis.

Apesar da manipulação, eu queria que o Brasil fosse hexa, porque os sentimentos se misturam, não é possível ficar o tempo de todo de mau humor porque a realidade é confusa. Dar de ombros é sinal de alienação, porém faço isso com toda a minha consciência, porque me deram uma vida que não pedi e preciso passar o meu tempo com alegria, nem que ela seja meio falsa.

Nesse jogo todo, como se a Copa do Mundo fosse um simulacro de guerra de país contra país, vamos conhecendo o globo terrestre viajando pela televisão. Exemplo disso é a copa Taça dos Libertadores, que faz mais pela integração sul-americana do que a diplomacia de todos os país juntos.   

Não vou esperar o mundo melhorar para comemorar a fraternidade universal, espero construí-la dentre os solavancos da viagem. 

  

Nenhum comentário: