AGENDA CULTURAL

20.8.18

Soltaram o touro bandido em Três Lagoas

O pecuarista Valque Ribeiro de Paula, 78 anos, morador na cidade de Três Lagoas/MS (146 Km de Araçatuba) sofreu um acidente na tarde de segunda-feira (13), ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Valque estava apartando gado no matadouro de um frigorifico na BR-158, estrada que liga Três Lagoas a Brasilândia, quando um animal correu em sua direção e trombou contra o pecuarista, que já caiu desacordado. Site: Regional Press

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Membros das academias de letras de Araçatuba-SP, Andradina-SP e Itaperuna-RJ. 

Vi nessa notícia uma fatalidade, dará uma boa letra épica de uma música caipira, como Pretinho Aleijado. Há muitas coincidências nessa história. 
Sempre ouvi a história de que o povo brasileiro é como uma boiada que não conhece a sua força, porque, se a conhecesse, arrebentaria tudo e não era abatido no frigorífico, surgia a revolução.
Está certo que o Sr. Valque Ribeiro de Paulo já estava com 78 anos. Não é idade para cuidar de boi bravo indo para o frigorífico. Mas dessa vez, coisa rara, o boi se rebelou e saiu ganhando. Matou seu algoz. Touro bandido ou touro justiceiro?
Pela foto, tomando o seu tererê, o Sr. Valque na foto expressa certa tranquilidade, sua pose até se parece com a de um monge tibetano. E não era para menos, acabava com a vida dos animais como se fizesse a coisa mais normal do mundo, prestando um serviço ao próximo.  
Quantas reses o Sr. Valque abateu em sua vida? Milhares, pois era um antigo pecuarista de Três Lagoas-MS, era o seu meio de vida. Não estou dizendo "bem-feito", nem dizendo que a vingança foi merecida, porque se Valque abatia as reses era porque muitas bocas comiam a carne com satisfação. 

Quando o pecuarista manda o gado para o abate, ele é o nosso fornecedor. E o frigorífico, por meio do magarefe, é o pistoleiro de aluguel. Fazem o serviço em nosso nome, matam porque nós comemos a carne com voracidade. Já pensou no churrasco do último fim de semana? Estava delicioso.
Já que esse mundo é um vale de lágrimas, cada um se vira como pode, ninguém  tem a moral de dizer que não é pecador, então não julguemos Valque Ribeiro de Paula. Se acreditar, reze por sua alma. Em vez de chifres, ganhe asas.

Um comentário:

Unknown disse...

Helio, perfeito sua colocacao! Sonho com o dia em que "povo marcado, povo feliz" deixe de ser realidade.