O pecuarista Valque Ribeiro de Paula, 78 anos, morador na cidade de Três Lagoas/MS (146 Km de Araçatuba) sofreu um acidente na tarde de segunda-feira (13), ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Valque estava apartando gado no matadouro de um frigorifico na BR-158, estrada que liga Três Lagoas a Brasilândia, quando um animal correu em sua direção e trombou contra o pecuarista, que já caiu desacordado. Site: Regional Press
*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Membros das academias de letras de Araçatuba-SP, Andradina-SP e Itaperuna-RJ.
Vi nessa notícia uma fatalidade, dará uma boa letra épica de uma música caipira, como Pretinho Aleijado. Há muitas coincidências nessa história.
Vi nessa notícia uma fatalidade, dará uma boa letra épica de uma música caipira, como Pretinho Aleijado. Há muitas coincidências nessa história.
Sempre ouvi a história de que o povo brasileiro é como uma boiada que não conhece a sua força, porque, se a conhecesse, arrebentaria tudo e não era abatido no frigorífico, surgia a revolução.
Está certo que o Sr. Valque Ribeiro de Paulo já estava com 78 anos. Não é idade para cuidar de boi bravo indo para o frigorífico. Mas dessa vez, coisa rara, o boi se rebelou e saiu ganhando. Matou seu algoz. Touro bandido ou touro justiceiro?
Pela foto, tomando o seu tererê, o Sr. Valque na foto expressa certa tranquilidade, sua pose até se parece com a de um monge tibetano. E não era para menos, acabava com a vida dos animais como se fizesse a coisa mais normal do mundo, prestando um serviço ao próximo.
Quantas reses o Sr. Valque abateu em sua vida? Milhares, pois era um antigo pecuarista de Três Lagoas-MS, era o seu meio de vida. Não estou dizendo "bem-feito", nem dizendo que a vingança foi merecida, porque se Valque abatia as reses era porque muitas bocas comiam a carne com satisfação.
Quando o pecuarista manda o gado para o abate, ele é o nosso fornecedor. E o frigorífico, por meio do magarefe, é o pistoleiro de aluguel. Fazem o serviço em nosso nome, matam porque nós comemos a carne com voracidade. Já pensou no churrasco do último fim de semana? Estava delicioso.
Já que esse mundo é um vale de lágrimas, cada um se vira como pode, ninguém tem a moral de dizer que não é pecador, então não julguemos Valque Ribeiro de Paula. Se acreditar, reze por sua alma. Em vez de chifres, ganhe asas.
Um comentário:
Helio, perfeito sua colocacao! Sonho com o dia em que "povo marcado, povo feliz" deixe de ser realidade.
Postar um comentário