AGENDA CULTURAL

16.7.19

Um bilionário mora ao seu lado

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

A gente lê cada coisa, às vezes tão criativa, que tais frases acabam nos alegrando. Recebi uma notificação de um site de economia que dizia isto: "Bilionário mora ao seu lado", que é também título de livro. 

POR FAVOR, PARA LER MELHOR, ACESSE ESTE LINQUE, POIS HOUVE PROBLEMA DE POSTAGEM DO SISTEMA. 
http://www.blogdoconsa.com.br/2019/07/bilionario-mora-ao-seu-lado.html 

Pensei nos meus pobres vizinhos que como eu pensam que são ricos porque tem  casa própria, um pangaré na garagem, e todos os dias tem uma mesa farta. Não havia nenhum bilionário entre eles, só se o sujeito disfarçava muito bem.


Na verdade, meus vizinhos (e eu também) são ricos que se contentam com pouco, vivem a alegria, como se dizia entre os poetas árcades "aurea mediocritas", ou seja, ter o suficiente para viver. Mas nem todos os meus vizinhos pensam assim, porque alguns não saem da fila da lotérica.  Ainda acreditam em Papai Noel.


Mas o que vale ter um bilionário morando ao meu lado, se ele for um muquirana, que não cumprimenta os pobres. A riqueza dele só vai me lembrar que sou pobre. Aliás, gente de muito dinheiro se reúne num lugar só, nos condomínios de luxo, não vai morar em bairro.


Cutuquei o cérebro para me lembrar de alguém bilionário na minha vida, porque segundo os interesseiros, se a gente não for rico, pelo menos sejamos parentes de um bilionário. Confesso que não vejo vantagem nisso.


Eu me lembrei de um amigo que não trabalha de empregado de forma alguma, que sempre me diz: "Você viu algum assalariado ficar rico trabalhando e recebendo mensalmente?" 


Ele passa fome, mas carteira assinada nunca. Esse meu amigo é leitor fissurado de biografias, como também dos filmes que  reproduzem a vida dos bem-sucedidos. O sonho dele é ser Bill Gattes.


O sujeito mora longe, mudou-se de Araçatuba, porque por aqui, o gado é marcado. Segundo ele, não ficaria rico nunca, cada um já tem seu destino traçado, não há mobilidade social.


Passei-lhe um zap:


Então, cara, você é meu amigo bilionário?


Ele soltou um kkkkkk e emendou:


- Ainda não, mas não desisti. Moro debaixo da ponte, mas não recebo ordens de patrão!


Eu me lembrei nas hordas de mendigos que andam pelas ruas de Araçatuba. Nunca leram Karl Marx, mas sabem interpretar a realidade. 

Um comentário:

Unknown disse...

Hélio, penso que bilionário é o sujeito que pode dormir até mais tarde porque não tem de trabalhar; pode tomar umas brejas com os amigos em qualquer dia da semana; não se preocupa com as contas e os boletos pra pagar é nem precisa saber o preço do cafezinho na padaria. Ou seja: um aposentado que nem nóis. Falei !