AGENDA CULTURAL

15.10.19

O mito da infância feliz

Cena do filme: "O menino do pijama listrado"
Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

A infância é o onde a vida é mais proveitosa, um tempo de inocência, sem maldade, onde tudo é lindo e maravilhoso, tão bom que passa tão rápido e nem dá para perceber, um mundo sem ‘’responsabilidades’’ ,onde o sorriso é sincero e as lágrimas são resultado da ingenuidade (site Pensador)

Meus oito anos - Cassimiro de Abreu

Não é porque a minha infância não foi lá aquelas coisas que vou abominá-la. Houve gente que passou por uma infância maravilhosa, por isso a recordação causa tanta saudade, como canta o poeta brasileiro Cassimiro de Abreu.

Quando não havia a ciência Psicologia, nada de faixa etária, as crianças eram tidas como adultos em miniatura. Imagino como eram tratadas. Era uma época em que a vida não tinha valor, a não ser como escravos. 

Os suseranos eram donos das pessoas, podiam matá-las sem julgamento, porque estavam de mau humor. Os poderosos de hoje, com mais controle, tem saudades de antigamente.  

Evoluímos. Mas há também gente vivendo sua criancice de forma infernal até se tornar um adulto rejeitado, como se ele fosse o único culpado de sua desgraça.  

Há aquelas que morrem no ninho, como aconteceu com Aghata Félix, que recentemente baleada no Complexo do Alemão na cidade do Rio de Janeiro. Há muita gente que é contra o aborto, mas é a favor da pena de morte. Como se a frase "Deixa nascer e crescer para a gente matar depois" fosse verdadeira.

As crianças são mais amadas que os velhos. Elas são o futuro, enquanto eles são um passado que teimam existir. Há crianças disputadas, mesadas não pagas na separação de casais. Enquanto isso, há velhos com heranças disputadas. 


Houve uma época que cada criança nascida era mais braços para trabalhar; atualmente, ao nascer, elas são mais bocas para sustentar.

Nem Menino Jesus escapou da perseguição do suserano, pois o controle da natalidade dos pobres era feito com o sacrifício das crianças. 

Jesus Cristo não teve uma infância feliz. Ele conseguiu escapar do suserano, não foi morto, mas não passou dos 33 anos. Parece que nada mudou.   

Nenhum comentário: